Trilhos

Histórico! Tuneladora conclui escavação da Linha 6-Laranja e revoluciona o metrô de SP

A cidade de São Paulo acaba de alcançar um avanço histórico na mobilidade urbana. A ACCIONA, empresa global especializada em infraestrutura sustentável, anunciou a conclusão da escavação do túnel da Linha 6-Laranja do metrô. No último domingo (9), a tuneladora Sul (TBM), conhecida como Maria Leopoldina, chegou à estação São Joaquim, interligando as 15 futuras estações dessa nova linha.

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Avanço tecnológico e recorde de escavação na Linha 6-Laranja

A perfuração começou em dezembro de 2021, no poço de ventilação e segurança (VSE) Tietê. Em quase dois anos de operação, a máquina percorreu 8,9 quilômetros, atingindo uma média de mais de 25 metros escavados por dia.

Em outubro de 2024, a tuneladora bateu um recorde ao escavar 41,3 metros em apenas 24 horas, consolidando a eficiência do projeto.

Infraestrutura de grande porte e desafios logísticos

O projeto conta com duas tuneladoras que, juntas, avançaram mais de 60 metros de túnel por dia. No entanto, a retirada do material escavado foi um grande desafio logístico, exigindo:

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  • 840 viagens de caminhão para transporte
  • Mais de 6.500 m³ de terra e rocha removidos

Além da escavação, a obra envolveu a instalação de anéis de concreto pré-moldado, garantindo a segurança estrutural dos túneis. Esse processo foi realizado simultaneamente à perfuração, otimizando tempo e garantindo que as obras seguissem sem interrupções significativas.

Outro diferencial foi a tecnologia de monitoramento em tempo real, permitindo ajustes imediatos para evitar riscos e aumentar a eficiência.

Atualmente, a construção avança nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e segurança. Dez estações já tiveram suas escavações concluídas e 2,4 km de túneis foram escavados por métodos convencionais.

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Além disso, está em andamento a instalação de sistemas elétricos e hidráulicos, além da preparação para a colocação dos trilhos, que permitirá a circulação dos trens.

Investimento bilionário e impacto social da linha 6-Laranja

Com um investimento superior a R$ 19 bilhões, a Linha 6-Laranja é o maior projeto de infraestrutura em andamento na América Latina. Além da transformação no transporte público, a obra também gera impacto social positivo.

A ACCIONA destaca que, durante a construção, mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas por meio de programas sociais, incluindo:

  • Capacitação profissional para moradores locais em áreas como construção civil, eletricidade e manutenção ferroviária
  • Parcerias com escolas e universidades para conscientização ambiental e uso sustentável do transporte público
  • Inclusão de mulheres na construção civil, com mais de 900 profissionais femininas contratadas, promovendo diversidade no setor

Redução no tempo de deslocamento e previsão de entrega

A Linha 6-Laranja conectará Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à estação São Joaquim, no centro da cidade. O impacto na mobilidade será significativo:

  • Atualmente, o trajeto Brasilândia–São Joaquim leva cerca de 1h30 de ônibus
  • Com a nova linha, esse tempo será reduzido para 23 minutos

A entrega da primeira fase, entre Brasilândia e Perdizes, está prevista para o final de 2026. O trecho Perdizes–São Joaquim deverá entrar em operação em 2027.

Além da mobilidade, a obra impulsionará o desenvolvimento econômico de bairros como Pompeia e Perdizes, que devem atrair novos investimentos e valorizar imóveis na região.

Integração com outras linhas de metrô e trens metropolitanos

A Linha 6-Laranja será um dos principais eixos de transporte público de São Paulo, conectando-se diretamente a outras linhas do metrô e da CPTM, facilitando deslocamentos para diversas regiões da cidade e da Grande São Paulo. Os passageiros terão acesso a:

  • Linha 1-Azul (Metrô) – conexão na Estação São Joaquim
  • Linha 4-Amarela (Metrô) – conexão na Estação Higienópolis-Mackenzie
  • Linha 7-Rubi (CPTM) – conexão na Estação Água Branca
  • Linha 8-Diamante (CPTM) – conexão na Estação Água Branca

Além dessas conexões diretas, os passageiros poderão realizar transferências estratégicas para as demais linhas do metrô e trem metropolitano, otimizando seus deslocamentos dentro da cidade e reduzindo a dependência de veículos particulares.

A obra também contribui para um modelo de mobilidade sustentável, promovendo:

  • Menos trânsito e redução da dependência de veículos individuais
  • Redução das emissões de carbono, favorecendo o meio ambiente
  • Maior eficiência no transporte público, beneficiando milhares de passageiros diariamente

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Conclusão: Um futuro mais conectado para São Paulo

A chegada da tuneladora Maria Leopoldina à estação São Joaquim representa um dos momentos mais importantes da construção da Linha 6-Laranja. Agora, o foco está na finalização das estações e demais estruturas, garantindo que São Paulo continue avançando na busca por um transporte público mais rápido, moderno e sustentável.

A expectativa dos cidadãos cresce à medida que a obra avança para suas próximas etapas. Com a futura entrega, a Linha 6-Laranja se tornará um dos principais eixos de mobilidade urbana da capital paulista, beneficiando milhares de passageiros diariamente.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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