Histórico! Tuneladora conclui escavação da Linha 6-Laranja e revoluciona o metrô de SP

A cidade de São Paulo acaba de alcançar um avanço histórico na mobilidade urbana. A ACCIONA, empresa global especializada em infraestrutura sustentável, anunciou a conclusão da escavação do túnel da Linha 6-Laranja do metrô. No último domingo (9), a tuneladora Sul (TBM), conhecida como Maria Leopoldina, chegou à estação São Joaquim, interligando as 15 futuras estações dessa nova linha.
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Avanço tecnológico e recorde de escavação na Linha 6-Laranja
A perfuração começou em dezembro de 2021, no poço de ventilação e segurança (VSE) Tietê. Em quase dois anos de operação, a máquina percorreu 8,9 quilômetros, atingindo uma média de mais de 25 metros escavados por dia.
Em outubro de 2024, a tuneladora bateu um recorde ao escavar 41,3 metros em apenas 24 horas, consolidando a eficiência do projeto.
Infraestrutura de grande porte e desafios logísticos
O projeto conta com duas tuneladoras que, juntas, avançaram mais de 60 metros de túnel por dia. No entanto, a retirada do material escavado foi um grande desafio logístico, exigindo:
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- 840 viagens de caminhão para transporte
- Mais de 6.500 m³ de terra e rocha removidos
Além da escavação, a obra envolveu a instalação de anéis de concreto pré-moldado, garantindo a segurança estrutural dos túneis. Esse processo foi realizado simultaneamente à perfuração, otimizando tempo e garantindo que as obras seguissem sem interrupções significativas.
Outro diferencial foi a tecnologia de monitoramento em tempo real, permitindo ajustes imediatos para evitar riscos e aumentar a eficiência.
Atualmente, a construção avança nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e segurança. Dez estações já tiveram suas escavações concluídas e 2,4 km de túneis foram escavados por métodos convencionais.
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Além disso, está em andamento a instalação de sistemas elétricos e hidráulicos, além da preparação para a colocação dos trilhos, que permitirá a circulação dos trens.
Investimento bilionário e impacto social da linha 6-Laranja
Com um investimento superior a R$ 19 bilhões, a Linha 6-Laranja é o maior projeto de infraestrutura em andamento na América Latina. Além da transformação no transporte público, a obra também gera impacto social positivo.
A ACCIONA destaca que, durante a construção, mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas por meio de programas sociais, incluindo:
- Capacitação profissional para moradores locais em áreas como construção civil, eletricidade e manutenção ferroviária
- Parcerias com escolas e universidades para conscientização ambiental e uso sustentável do transporte público
- Inclusão de mulheres na construção civil, com mais de 900 profissionais femininas contratadas, promovendo diversidade no setor
Redução no tempo de deslocamento e previsão de entrega
A Linha 6-Laranja conectará Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à estação São Joaquim, no centro da cidade. O impacto na mobilidade será significativo:
- Atualmente, o trajeto Brasilândia–São Joaquim leva cerca de 1h30 de ônibus
- Com a nova linha, esse tempo será reduzido para 23 minutos
A entrega da primeira fase, entre Brasilândia e Perdizes, está prevista para o final de 2026. O trecho Perdizes–São Joaquim deverá entrar em operação em 2027.
Além da mobilidade, a obra impulsionará o desenvolvimento econômico de bairros como Pompeia e Perdizes, que devem atrair novos investimentos e valorizar imóveis na região.
Integração com outras linhas de metrô e trens metropolitanos
A Linha 6-Laranja será um dos principais eixos de transporte público de São Paulo, conectando-se diretamente a outras linhas do metrô e da CPTM, facilitando deslocamentos para diversas regiões da cidade e da Grande São Paulo. Os passageiros terão acesso a:
- Linha 1-Azul (Metrô) – conexão na Estação São Joaquim
- Linha 4-Amarela (Metrô) – conexão na Estação Higienópolis-Mackenzie
- Linha 7-Rubi (CPTM) – conexão na Estação Água Branca
- Linha 8-Diamante (CPTM) – conexão na Estação Água Branca
Além dessas conexões diretas, os passageiros poderão realizar transferências estratégicas para as demais linhas do metrô e trem metropolitano, otimizando seus deslocamentos dentro da cidade e reduzindo a dependência de veículos particulares.
A obra também contribui para um modelo de mobilidade sustentável, promovendo:
- Menos trânsito e redução da dependência de veículos individuais
- Redução das emissões de carbono, favorecendo o meio ambiente
- Maior eficiência no transporte público, beneficiando milhares de passageiros diariamente
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Conclusão: Um futuro mais conectado para São Paulo
A chegada da tuneladora Maria Leopoldina à estação São Joaquim representa um dos momentos mais importantes da construção da Linha 6-Laranja. Agora, o foco está na finalização das estações e demais estruturas, garantindo que São Paulo continue avançando na busca por um transporte público mais rápido, moderno e sustentável.
A expectativa dos cidadãos cresce à medida que a obra avança para suas próximas etapas. Com a futura entrega, a Linha 6-Laranja se tornará um dos principais eixos de mobilidade urbana da capital paulista, beneficiando milhares de passageiros diariamente.
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