CPTM

Carnaval com mudanças na CPTM: passageiros devem se preparar para obras e alterações na operação

Com a chegada do Carnaval, quem utiliza os trens da CPTM deve ficar atento às mudanças na operação. Entre os dias 1 e 4 de março, diversas estações terão interrupções e alterações nos embarques e desembarques devido a obras de modernização e manutenção na rede férrea. As intervenções visam aprimorar a infraestrutura, garantindo mais segurança e eficiência ao transporte público, mas exigirão planejamento por parte dos passageiros para evitar transtornos.

Interrupção do Serviço 710 na Estação Luz

A principal alteração acontece no Serviço 710, que será interrompido na Estação Luz a partir das 21h do sábado (1º). O tráfego só será normalizado às 8h de domingo (2). Durante esse período, os passageiros devem observar mudanças nas plataformas: os trens com destino a Jundiaí partirão apenas da plataforma 1, enquanto os que seguem para Rio Grande da Serra utilizarão exclusivamente a plataforma 2. Na Estação Palmeiras-Barra Funda, o embarque e desembarque ocorrerão na plataforma 7, enquanto na Estação Água Branca será necessário utilizar a plataforma 2. O motivo das alterações é a realização de obras de rebaixamento de um CTC (Centro de Controle de Tráfego), revisão da rede aérea, instalação de rede complementar e remanejamento de para-raios.

Mudanças na Linha 12-Safira

Na Linha 12-Safira, entre 22h de sábado e 8h de domingo, os trens circularão exclusivamente pela plataforma 2 na Estação Aracaré para permitir a substituição de um implemento utilizado na movimentação de dormentes e trilhos, além da revisão da rede aérea. Já na Estação Tatuapé, das 22h à meia-noite, os passageiros terão como única opção a plataforma 4, onde será realizada uma revisão geral da rede aérea e troca de garras.

Ajustes na operação da terça-feira de Carnaval

Na terça-feira (4), último dia do feriado prolongado, os usuários da Linha 12-Safira também devem se preparar para mudanças. A partir das 22h e até o fim da operação comercial, as plataformas 2 das estações Jardim Helena-Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano serão os únicos pontos de embarque e desembarque. Esse ajuste ocorre para permitir a revisão geral de um novo travessão ferroviário.

Obras e alterações na Linha 11-Coral

A Linha 11-Coral também passará por alterações. Como já tem ocorrido aos domingos, entre 10h e 15h, os trens operarão em modo assistido entre as estações Estudantes e Palmeiras-Barra Funda. A partir das 22h até a meia-noite, as estações Calmon Viana, Suzano e Jundiapeba permitirão embarque e desembarque apenas na plataforma 2, em função da substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio.

Na segunda-feira (3), a partir das 22h até às 8h da terça-feira (4), as composições da Linha 11-Coral circularão exclusivamente pela plataforma 1 em Ferraz de Vasconcelos, onde serão feitas manutenções corretivas, poda de vegetação e revisão preventiva da rede aérea.

Intervalos diferenciados e planejamento para os passageiros

Além dessas mudanças pontuais, a circulação de trens seguirá um esquema especial ao longo do feriado. No sábado (1) e na segunda-feira (3), os intervalos seguirão a grade de horários de sábado. Já no domingo (2) e na terça-feira (4), os trens circularão conforme os horários de domingo. Na Quarta-Feira de Cinzas (5), a operação volta ao esquema de dia útil. Para garantir um atendimento eficiente, a CPTM manterá trens de prontidão para suprir eventuais necessidades e flutuações no fluxo de passageiros.

Os usuários que planejam utilizar o transporte ferroviário durante o Carnaval devem ficar atentos às mudanças, redobrar a atenção às sinalizações dentro das estações e considerar trajetos alternativos caso necessário. Para mais informações, a CPTM disponibiliza atualizações em tempo real por meio de seus canais oficiais.

Botão para Comentários
Mostrar mais

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.