Ônibus

Sambaíba inicia testes com ônibus elétricos Marcopolo Attivi em São Paulo

Transporte público sustentável avança na capital paulista

A operadora de transporte público Sambaíba Transportes Urbanos iniciou a operação experimental de ônibus elétricos em São Paulo, marcando mais um passo rumo à mobilidade urbana sustentável na cidade. O modelo em avaliação é o Marcopolo Attivi Padron Low Entry, equipado com chassi elétrico Mercedes-Benz eO-500U. O veículo começou a circular em linhas operadas pela empresa, incluindo a 107T/10 (Metrô Tucuruvi – Terminal Pinheiros), na zona norte da capital paulista.

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Apoio público e investimento na eletrificação da frota

De acordo com informações publicadas pelo portal Diário do Transporte, a empresa adquiriu 97 unidades desse modelo elétrico e contará com um subsídio público de cerca de R$ 36 milhões, viabilizado pela Prefeitura de São Paulo. A Prefeitura de São Paulo vai destinar o valor para cobrir parte do custo de aquisição, como parte da política municipal que incentiva a eletrificação da frota de transporte coletivo.

Detalhes técnicos do ônibus elétrico Marcopolo Attivi

Além disso, o veículo utiliza motorização 100% elétrica e opera com baterias de íons de lítio. Sua autonomia estimada é de até 250 km por carga, com tempo de recarga de até quatro horas, dependendo da infraestrutura disponível. O modelo também conta com frenagem regenerativa, tecnologia que permite reaproveitar a energia gerada nas desacelerações — um avanço para a eficiência energética no transporte coletivo.

Com capacidade para até 80 passageiros, o Marcopolo Attivi Padron Low Entry possui piso baixo, facilitando o embarque de pessoas com mobilidade reduzida. O projeto interno prevê maior área livre na parte traseira, melhorando a circulação dos passageiros.

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Avaliação em operação real e impacto ambiental

Durante o período de testes, a Sambaíba está acompanhando indicadores como consumo de energia, desempenho nas condições de tráfego da cidade e conforto para os usuários. Até o momento, os resultados ainda não foram divulgados.

Essa iniciativa faz parte da estratégia de transição energética da cidade de São Paulo, que busca reduzir a emissão de poluentes e o uso de combustíveis fósseis no transporte público. Atualmente, a cidade possui uma frota com mais de 14 mil ônibus, majoritariamente movidos a diesel. A meta é aumentar gradualmente a participação de veículos com tecnologias mais limpas, como os elétricos e híbridos.

Diversificação do mercado de carrocerias em SP

A introdução dos ônibus da Marcopolo também representa uma movimentação no mercado de carrocerias de ônibus urbanos em São Paulo. Segundo dados da SPTrans de fevereiro de 2024, mais de 80% da frota da cidade utiliza carrocerias da fabricante Caio. A adoção de veículos de outro fornecedor pode indicar uma possível diversificação no setor, especialmente com a expansão da eletrificação.

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Galeria visual: ônibus elétrico em operação nas ruas

A cobertura visual dos testes foi realizada pelo fotógrafo e busólogo Luciano Ferreira, que registrou o modelo em operação nas vias da cidade. Suas imagens documentam detalhes do veículo, seu design e aplicação prática no cenário urbano paulistano.

Confira a galeria de fotos abaixo com os registros feitos pelo fotógrafo e busólogo Luciano Ferreira.

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Letícia Castilho

Sou mãe, corintiana e estudante apaixonada pela vida. Amo aproveitar momentos de lazer com minha família, explorando novos lugares e criando memórias inesquecíveis. No Mobilidade360 , sou colunista nas áreas de Trânsito e Mobilidade & Cultura , sempre buscando informar e inspirar os leitores. Além disso, sou responsável por gerenciar todas as redes sociais do Mobilidade360 , garantindo que a informação chegue de forma acessível e envolva a todos.

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