Trânsito

Qual a Diferença Entre a Marginal Tietê e a Marginal Pinheiros?

Entenda as funções, restrições e importância das vias mais movimentadas de São Paulo

Imagine São Paulo sem as marginais. Sem a Tietê e a Pinheiros, a cidade pararia — literalmente. Os deslocamentos entre zonas norte, sul, leste e oeste se tornariam ainda mais caóticos, o acesso a rodovias estratégicas seria limitado e o transporte de cargas enfrentaria gargalos insustentáveis. As Marginais Tietê e Pinheiros são mais do que avenidas: são artérias vitais da mobilidade urbana da capital paulista.

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Apesar de fazerem parte do cotidiano de milhões de pessoas, a diferença entre as duas ainda gera dúvidas. Ambas acompanham rios importantes, ligam regiões estratégicas e têm regras próprias de circulação, incluindo rodízio, restrições para motocicletas e também para caminhões. A seguir, explicamos em detalhes o que distingue a Marginal Tietê da Marginal Pinheiros — e por que entender essas diferenças pode ajudar a evitar multas e economizar tempo no trânsito.

A Marginal Tietê: extensa e multifuncional

A Marginal Tietê tem cerca de 24 km de extensão, atravessando as zonas leste, norte e oeste. Ela acompanha o Rio Tietê e se conecta a rodovias importantes como a Anhanguera, Bandeirantes, Presidente Dutra e Ayrton Senna.

Ela possui três pistas por sentido:

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  • Local (mais afastada do rio): acesso a bairros e vias paralelas.
  • Central: para deslocamentos de média distância, com mais acessos.
  • Expressa (junto ao rio): para trajetos mais longos, com maior fluidez.

A Marginal Pinheiros: compacta e estratégica

Com cerca de 23 km, a Marginal Pinheiros acompanha o Rio Pinheiros e atende principalmente a zona sul de São Paulo. É rota para bairros como Butantã, Pinheiros, Itaim Bibi e Vila Olímpia, e se conecta à Rodovia Régis Bittencourt, à Rodovia dos Imigrantes e à Anchieta via SP-015.

Ela possui duas pistas por sentido:

  • Local: mais afastada do rio, com acesso a ruas adjacentes.
  • Expressa: junto ao rio, com fluxo mais contínuo e veloz.

Rodízio de veículos nas marginais

As Marginais Tietê e Pinheiros estão incluídas no rodízio municipal de veículos.

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  • Placas e dias:
    • Segunda: finais 1 e 2
    • Terça: finais 3 e 4
    • Quarta: finais 5 e 6
    • Quinta: finais 7 e 8
    • Sexta: finais 9 e 0
  • Horários proibidos:
    • Das 7h às 10h e das 17h às 20h

A regra se aplica a todas as pistas (local, central e expressa). A infração rende multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.

Motos podem circular nas marginais?

  • Pista Expressa (Tietê e Pinheiros):
    • Permitida apenas para motos acima de 500cc
    • Somente aos sábados, domingos e feriados, das 4h às 22h
    • Proibida nos demais dias e horários
  • Pista Central (Tietê):
    • Proibida para motos das 22h às 5h
  • Pistas Locais (ambas):
    • Liberadas para motos em tempo integral

Infração por descumprimento: R$ 130,16 + 4 pontos na CNH

Caminhões nas marginais: o que pode e o que não pode?

1. Rodízio por placa

Os caminhões também seguem o rodízio municipal com os mesmos horários e regras dos carros (2ª a 6ª, 7h–10h e 17h–20h), aplicável em todas as pistas.

2. Vias Estruturais restritas (VER)

As marginais fazem parte das Vias Estruturais Restritas, com restrição de circulação para caminhões de grande porte (PBT > 3.500kg) nos seguintes horários:

  • Marginal Tietê:
    • Segunda a sexta: 5h às 9h e 17h às 21h
    • Sábados: 10h às 14h
  • Marginal Pinheiros:
    • Segunda a sexta: 5h às 21h
    • Sábados: 10h às 14h

Essas restrições valem para todas as pistas, incluindo a expressa, somente durante esses horários.

Fora desses períodos, caminhões podem circular normalmente — inclusive na pista expressa.

3. Exceções

Veículos autorizados pela CET (AETC ou CVC) estão isentos, como:

  • Transporte de alimentos perecíveis
  • Medicamentos e insumos hospitalares
  • Caminhões de mudança e concreto
  • Coleta de lixo e veículos de emergência

Infração: R$ 130,16 + 4 pontos na CNH

Diferenças resumidas

CaracterísticaMarginal TietêMarginal Pinheiros
ExtensãoCerca de 24 kmCerca de 23 km
Regiões atendidasZonas Leste, Norte e OesteZona Sul
Pistas por sentido3 (Local, Central, Expressa)2 (Local, Expressa)
Motos na expressaPermitidas só >500cc (fins de semana e feriados)Idem
Motos na centralProibidas das 22h às 5hNão se aplica
Rodízio veicularSim (seg. a sex., 7h–10h / 17h–20h)Sim (mesmas regras)
Caminhões na expressaProibidos em qualquer horárioProibidos em qualquer horário
Caminhões na central/localPermitidos, com rodízio de placasPermitidos, com rodízio de placas
Acesso a rodoviasDutra, Anhanguera, Bandeirantes, Ayrton SennaImigrantes, Régis Bittencourt, Anchieta

Conclusão

A Marginal Tietê e a Marginal Pinheiros são vias essenciais para o funcionamento de São Paulo. Compreender suas diferenças, limites de circulação, regras para motocicletas e caminhões e o impacto do rodízio municipal pode evitar multas, atrasos e riscos desnecessários.

Mais do que caminhos, elas são colunas vertebrais do trânsito paulistano. Saber como utilizá-las corretamente é uma vantagem tanto para motoristas quanto para motociclistas e caminhoneiros.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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