Metrô de São Paulo

Prefeito de Cotia se reúne com Metrô e define prazo para Linha 22-Marrom

O prefeito de Cotia, Welington Formiga, recebeu em seu gabinete uma comitiva técnica do Metrô de São Paulo. O objetivo foi discutir o avanço do projeto da futura Linha 22-Marrom, que pretende ligar o município à Zona Oeste da capital. Durante a reunião, foram apresentados documentos, certidões e diretrizes técnicas para nortear as etapas iniciais, como a obtenção de licenças e o desenvolvimento do anteprojeto. Na ocasião, as partes também discutiram um cronograma preliminar. A entrega da obra está prevista para 2036, desde que todas as fases avancem conforme o planejado.

Segundo o prefeito, o projeto será executado em etapas. A obtenção das licenças ambientais deve levar cerca de um ano e meio. Em seguida, o projeto executivo será desenvolvido ao longo de dois anos. A fase de construção da linha está estimada em oito anos. No total, o prazo previsto entre os primeiros trâmites e a entrega da obra é de aproximadamente 11 anos.

“Estamos dando os primeiros passos junto ao governo de SP para a chegada do tão sonhado metrô. Se tudo correr como planejado, em 2036 será possível ir de Cotia até o centro de São Paulo em apenas 38 minutos”, declarou Formiga.

Características da Linha 22-Marrom

O projeto da Linha 22-Marrom prevê aproximadamente 29 a 30 quilômetros de extensão, com 19 estações ao longo do percurso e a construção de um pátio de manutenção com capacidade para abrigar 52 trens. O traçado será totalmente subterrâneo, utilizando túneis com diâmetro inferior a 10 metros, mais estreitos que os adotados em linhas tradicionais. A operação deverá contar com composições de cinco carros por trem, em vez dos habituais seis.

Cada trem terá capacidade estimada de até 1.274 passageiros, com intervalos de 100 segundos nos horários de pico, de acordo com dados técnicos apresentados na reunião. A demanda diária estimada é de 678 mil passageiros, sendo cerca de 394 mil novos usuários, ou seja, pessoas que atualmente não utilizam o sistema metroferroviário.

Percurso e estações em Cotia

No município de Cotia, o traçado da futura Linha 22-Marrom deve começar no Terminal Metropolitano e percorrer os bairros Vila Santo Antônio, Sabiá, Parque Alexandra, Estrada do Embu, Mesopotâmia e Granja Viana. A partir desse ponto, a linha seguirá por Osasco e bairros da Zona Oeste de São Paulo até chegar à Estação Sumaré, onde deve se conectar à Linha 2-Verde do Metrô.

Integrações previstas

O projeto prevê importantes conexões com o sistema de transporte metropolitano, oferecendo opções de transferência entre linhas e facilitando a mobilidade regional. Estão previstas integrações com:

  • Linha 2-Verde – Estação Sumaré
  • Linha 4-Amarela – Estação Faria Lima
  • Linha 9-Esmeralda – Estação Hebraica-Rebouças
  • Futura Linha 20-Rosa – Estação Teodoro Sampaio
  • Futura Linha 24-Quartzo – Estação Monte Belo, com possível extensão até Alphaville

Essas conexões ampliarão o alcance da Linha 22-Marrom e permitirão deslocamentos mais eficientes entre diversas zonas da capital e municípios da Região Metropolitana.

Inovação e infraestrutura

A nova linha contará com alimentação elétrica por terceiro trilho e tecnologia de sinalização de última geração, o que permitirá maior frequência entre os trens e segurança operacional. As estações deverão ser equipadas com painéis informativos em tempo real, sistemas de cobrança antecipada de tarifas, acessibilidade universal, banheiros públicos e Wi-Fi gratuito.

O projeto também prevê melhorias urbanas ao longo do traçado, como ciclovias e calçadas acessíveis, fomentando a integração com a mobilidade ativa e incentivando o uso de meios de transporte sustentáveis.

Etapas iniciais e licitação

A Linha 22-Marrom está atualmente na fase de estudos técnicos detalhados, incluindo sondagens geotécnicas e avaliações de impacto ambiental. Segundo informações da gestão municipal, as audiências públicas estão previstas para setembro de 2025, o que antecede a formalização do licenciamento ambiental e dos projetos executivos.

Até o momento, o início das obras ainda não possui data definida, pois depende da finalização desses estudos e da formalização contratual com o Governo do Estado.

O governo já publicou um edital de licitação para contratar uma empresa especializada na execução de serviços de engenharia técnica, como o mapeamento de redes subterrâneas (esgoto, água, energia e telecomunicações). A empresa também realizará levantamentos de dados técnicos que ajudarão a definir com precisão o traçado da linha, a localização das estações e demais estruturas operacionais.

Projeto deve transformar a mobilidade na região

Com trens de alta capacidade, trajeto totalmente subterrâneo, tecnologia de ponta e integração com linhas estruturais do sistema metropolitano, a Linha 22-Marrom tem potencial para se consolidar como um novo eixo de transporte entre Cotia, Osasco e a Zona Oeste da cidade de São Paulo.

“Estou profundamente emocionado. Neste ano deixarei a Prefeitura de Cotia, mas me sinto honrado por iniciar esse projeto e peço a Deus que me conceda vida para ver esse sonho concretizado”, escreveu Formiga em suas redes sociais.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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