Metrô de São Paulo

Portas de plataforma começam a ser instaladas na Estação Sé

Estruturas já visíveis na plataforma central da Linha 3 mostram avanço real das obras, reforçando segurança e modernização no sistema

As portas de plataforma começaram a tomar forma na Estação Sé, a mais movimentada do sistema metroviário de São Paulo. Imagens captadas pela equipe do Mobilidade360 revelam que as estruturas metálicas já estão visíveis na plataforma central da Linha 3-Vermelha, sentido Palmeiras-Barra Funda, sinalizando que a obra entrou em nova etapa: a instalação física dos equipamentos.

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A movimentação contrasta com o que constava no último Relatório de Empreendimento do Metrô, divulgado em maio de 2025, no qual a estação aparecia ainda na fase de reforço estrutural das plataformas, em preparação para a chegada das portas.

Imagens registradas no local pela equipe do Mobilidade360 mostram o estágio atual da obra: as portas de plataforma já estão parcialmente instaladas, com divisórias de vidro, estruturas metálicas, trilhos de movimento e sinalização de piso em posição. A instalação ocorre sem interferir na operação normal da estação.

Linha 3-Vermelha acelera modernização com 10 estações já operando com PSDs

A Estação Sé se junta a um grupo de paradas da Linha 3 que já estão recebendo as chamadas PSDs (Platform Screen Doors). Atualmente, dez estações da linha já contam com portas de plataforma em funcionamento, são elas:

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  • Palmeiras-Barra Funda
  • Pedro II
  • Bresser-Mooca
  • Belém
  • Carrão-Assaí
  • Penha–Lojas Besni
  • Vila Matilde
  • Guilhermina-Esperança
  • Artur Alvim
  • Patriarca–Vila Ré

Além dessas, outras estações da mesma linha estão em fase de instalação, testes ou preparação:

  • Corinthians-Itaquera (em comissionamento final)
  • Santa Cecília e Tatuapé (instalação prevista em 2025)
  • Marechal Deodoro (preparação estrutural em andamento)
  • , agora com estruturas visivelmente montadas

O projeto geral do Metrô prevê a instalação de 88 fachadas laterais com PSDs nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, com equipamentos fabricados e pré-montados na Coreia do Sul, o que tem facilitado a execução das obras em estações complexas como a Sé.

Porta automatizada sincronizada com o trem reforça segurança

As portas de plataforma são barreiras físicas que impedem o acesso aos trilhos enquanto o trem não está na plataforma. Elas se abrem de forma sincronizada com as portas das composições, reduzindo drasticamente riscos de acidentes, quedas e interferências na circulação dos trens.

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Esse sistema já é padrão em cidades com metrôs de alta capacidade como Paris, Tóquio, Seul e Londres, e a adoção no metrô paulistano representa uma evolução no padrão de segurança e eficiência do transporte público da cidade.

Além da segurança, o sistema organiza o embarque e desembarque, melhora a climatização nas plataformas subterrâneas e evita objetos na via — um dos principais fatores de interrupção na operação.

Estação Sé: principal ponto de conexão e marco urbano de São Paulo

Localizada na Praça da Sé, no centro histórico da cidade, a estação integra as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, sendo o principal eixo de conexão do Metrô. A média de movimentação diária ultrapassa 108 mil entradas, com picos de até 100 mil passageiros por hora em determinados momentos do dia.

Inaugurada em 1978, a Sé tem estrutura subterrânea em múltiplos níveis, com plataformas laterais e central, mezaninos de circulação e acessos distribuídos pelo entorno da praça. Além disso, tornou-se nos últimos anos um espaço de convivência urbana, recebendo eventos culturais, feiras temáticas e ações sociais.

Instalação exige precisão técnica e logística fora do horário de operação

A instalação das portas de plataforma em estações como a Sé é feita principalmente durante a madrugada, em janelas técnicas que não afetam a operação comercial. O processo envolve:

  • Reforço estrutural da plataforma com corte de concreto e fixação de trilhos metálicos
  • Montagem das estruturas das portas e divisórias de vidro
  • Sincronização com o sistema de abertura das composições
  • Testes de alinhamento e segurança eletrônica

Todo esse trabalho é conduzido pelo Consórcio Kobra, responsável pelas obras da Linha 3-Vermelha. A previsão oficial é de que a instalação das PSDs em toda a linha seja concluída até 2026, embora o avanço na Estação Sé indique possíveis entregas antecipadas.

São Paulo avança para o padrão internacional em mobilidade

A adoção das portas de plataforma reforça o esforço do Metrô de São Paulo em se alinhar aos padrões internacionais de segurança e operação metroviária. A modernização da Linha 3-Vermelha é um passo estratégico para tornar o transporte público da capital mais confiável, confortável e eficiente para os milhões de usuários que dependem do sistema todos os dias.

A Estação Sé, devido ao seu alto fluxo de passageiros e localização estratégica, desempenha um papel importante na modernização do transporte público de São Paulo. A instalação das portas de plataforma é uma etapa significativa nesse processo de aprimoramento da infraestrutura do metrô.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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