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A Linha 10-Turquesa vai parar na Barra Funda? Veja o que já foi dito

A pergunta “A Linha 10-Turquesa vai parar na Barra Funda?” tem sido cada vez mais buscada por usuários da CPTM. A resposta é: sim. A linha será estendida até a Estação Palmeiras-Barra Funda, segundo confirmou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A mudança ocorrerá após o fim do Serviço 710, que atualmente conecta diretamente as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.

Fim do Serviço 710 muda a conexão entre Linhas 7 e 10

Em funcionamento desde 2020, o Serviço 710 permite viagens contínuas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra sem baldeações, atravessando a Grande São Paulo por meio das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Essa integração atende quase 18 milhões de passageiros por mês.

No entanto, o serviço será descontinuado no segundo semestre de 2025, conforme anunciado pela Artesp. A alteração ocorre em razão da concessão da Linha 7-Rubi à iniciativa privada, dentro do projeto do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas. A TIC Trens assume a operação até novembro, mas a data exata para o fim do 710 ainda não foi divulgada.

Linha 10 terá novo trajeto com parada na Barra Funda

Como forma de manter a conectividade do sistema ferroviário, o governo estadual anunciou a ampliação da Linha 10-Turquesa até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Atualmente, a linha parte de Rio Grande da Serra e tem como ponto final a estação Brás. Com a mudança, a Linha 10 passará a atingir a zona oeste da capital paulista.

A medida busca reduzir os impactos do fim do Serviço 710 e ampliar as possibilidades de integração para os passageiros que dependem dessa rota para chegar ao centro expandido da cidade.

Nova parada ampliará conexão com trem, metrô e rodoviária

Com a chegada à Estação Palmeiras-Barra Funda, a Linha 10-Turquesa permitirá acesso direto a um dos maiores polos de transporte intermodal de São Paulo. Além da conexão com a Linha 7-Rubi, os passageiros também terão acesso às seguintes linhas:

  • Linha 8-Diamante (ViaMobilidade)
  • Linha 11-Coral (CPTM)
  • Linha 13-Jade (CPTM, via integração próxima)
  • Linha 3-Vermelha (Metrô)
  • Terminal Rodoviário Barra Funda, com ônibus intermunicipais e interestaduais

Essa integração beneficiará principalmente os passageiros da região do ABC Paulista e da zona sudeste da Grande São Paulo, oferecendo mais opções de conexão com outras regiões da capital e com o interior do estado.

Contrato de concessão impede manutenção do Serviço 710

Segundo o diretor da TIC Trens, Federico Andrés, mesmo havendo interesse em manter o Serviço 710, o contrato de concessão firmado com o governo impede sua continuidade. A separação entre as operações da Linha 7 (privatizada) e da Linha 10 (operada pela CPTM) é uma exigência legal.

Com isso, a operação unificada entre as duas linhas será encerrada, exigindo adaptações dos usuários que hoje realizam longos deslocamentos sem trocar de trem.

População aguarda confirmação da data de início da nova operação

Apesar de já confirmada a ampliação da Linha 10 até a Barra Funda, a Artesp ainda não anunciou a data oficial para o início da operação estendida. A expectativa é que a mudança ocorra ainda no segundo semestre de 2025, antes da entrada da TIC Trens no comando da Linha 7.

Enquanto isso, usuários devem acompanhar os comunicados oficiais para se prepararem para o novo modelo de funcionamento da malha ferroviária metropolitana.

Conclusão: mais conexões, mas com impactos à rotina dos passageiros

A extensão da Linha 10-Turquesa até a Barra Funda trará ganhos em integração urbana, com acesso a mais linhas de trem, metrô e ao terminal rodoviário. No entanto, o fim do Serviço 710 representa um retrocesso para quem se beneficiava da viagem direta entre Jundiaí e o ABC Paulista.

Com as mudanças previstas para o segundo semestre de 2025, o desafio do governo e da CPTM será garantir uma transição organizada, informando adequadamente os passageiros e ajustando a oferta de trens para manter a eficiência do sistema.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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