Trânsito

Obras do Rodoanel Norte Alcançam 51% de Execução e Avançam com Cronograma

As obras de construção do Rodoanel Mário Covas (SP-021), na Região Metropolitana de São Paulo, avançam com rapidez e já atingiram 51% de execução. O projeto, realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), está com previsão de conclusão do trecho norte até o segundo semestre de 2025.

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A retomada das obras ocorreu seis meses antes do prazo previsto, após uma paralisação de seis anos. Com isso, o cronograma de intervenções foi acelerado, impactando diretamente na melhoria da mobilidade, logística e qualidade de vida para os paulistanos.

Andamento das Obras

O primeiro trecho, entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, já conta com 76% de avanço. O segundo trecho, que conecta a Rodovia Fernão Dias à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, está com 39% de execução. A previsão é de que o primeiro trecho seja entregue até o segundo semestre de 2025, e o segundo até 2026. As duas frentes de trabalho seguem simultaneamente, garantindo que o cronograma seja cumprido.

A concessionária Via SP Serra, responsável pelas obras, já emprega cerca de 5 mil profissionais e gerou 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos desde o início das intervenções. Além disso, a empresa promove programas de qualificação, treinando profissionais e contratando jovens aprendizes, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

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Benefícios Esperados

A conclusão do Rodoanel Norte trará mudanças importantes para o tráfego da região. A expectativa é de que, com a transferência do tráfego de veículos pesados para o novo trecho, a circulação nas vias marginais de São Paulo seja aliviada, reduzindo congestionamentos e diminuindo o tempo de viagem. Além disso, a melhoria na qualidade do ar, devido à diminuição de emissões de poluentes, é outro ponto positivo da obra.

O novo trecho também facilitará o acesso ao Porto de Santos, melhorando a logística e a competitividade da região. A integração entre o Porto e a Rodovia Fernão Dias, que conecta São Paulo a Minas Gerais e ao Nordeste, vai otimizar o escoamento de produtos, com impactos significativos na economia local.

Investimentos e Parceria Público-Privada

O investimento total na obra é de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão provenientes do Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões pela concessionária Via SP Serra. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado e a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) são responsáveis pela supervisão e fiscalização do andamento das obras.

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A execução do Rodoanel Norte é vista como um passo importante para a modernização da infraestrutura viária do estado, impulsionando o desenvolvimento econômico e melhorando a qualidade de vida dos habitantes da região.

Perspectivas para o Futuro

A conclusão das obras do Rodoanel Norte, com sua entrega prevista em duas fases, é um marco para a infraestrutura paulista. Com a conclusão do projeto, a integração entre o Porto de Santos e as principais rodovias do estado promete não só melhorar a mobilidade, mas também fortalecer a competitividade logística da região, promovendo um futuro mais eficiente para São Paulo.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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