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CPTM e Prefeitura de São Paulo avançam em parceria para o VLT no centro da capital

A Prefeitura de São Paulo e a CPTM estão avançando com o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para o Centro da cidade. Após a aprovação, em agosto de 2025, do contrato entre as duas entidades para a elaboração do anteprojeto, a expectativa é que o VLT faça parte do Plano de Requalificação Urbanística do Centro e do Projeto Bonde São Paulo, com o objetivo de promover mobilidade sustentável e integrar diferentes sistemas de transporte. No entanto, o sucesso do projeto ainda é uma grande incógnita.

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Investimento e Detalhes do Projeto: Quanto Realmente Vai Custar?

O projeto prevê a construção de duas linhas, com 27 estações, além de integrar o VLT com o metrô e os trens da CPTM. O investimento estimado é de R$ 4 bilhões, com obras previstas para começar em 2026 e um prazo de execução de 36 meses. Mas, com os constantes atrasos e aumento de custos em projetos semelhantes, o valor e o cronograma levantam algumas dúvidas sobre sua viabilidade.

A primeira fase envolve a elaboração do anteprojeto, com a CPTM responsável pelos estudos técnicos, como o planejamento dos sistemas elétricos, subestações e outras infraestruturas necessárias para a implantação do VLT.

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CPTM e a Parceria Estratégica: Garantias ou Promessas?

A CPTM, com mais de 30 anos de experiência, vai liderar a execução do anteprojeto. Para Pedro Fernandes, presidente da São Paulo Urbanismo, a parceria com a CPTM é um passo essencial para garantir a agilidade e a qualidade no desenvolvimento do projeto. Porém, considerando o histórico de outros grandes projetos da cidade, ainda é cedo para afirmar que o VLT será entregue sem imprevistos.

“Essa parceria com a CPTM fortalece nossa capacidade institucional para viabilizar um projeto estruturante, voltado à mobilidade sustentável e à requalificação do centro de São Paulo”, afirma Fernandes, mas o sucesso de iniciativas passadas deixa margem para dúvidas.

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Objetivo: Melhorar a Mobilidade ou Apenas Mais um Projeto Engavetado?

O VLT tem o potencial de ser um modal crucial para a revitalização do centro de São Paulo, prometendo melhorar a mobilidade sustentável e criar um centro mais acessível e conectado com outros sistemas de transporte. No entanto, com o histórico de fracassos em projetos de grande escala na cidade, muitos se questionam se o VLT realmente atenderá à demanda ou será mais uma promessa não cumprida.

Michael Cerqueira, presidente da CPTM, reafirma que o VLT será uma solução moderna e eficiente, mas, considerando os desafios enfrentados em projetos semelhantes, fica difícil acreditar que ele será capaz de atender as necessidades da cidade de forma eficaz. “O VLT vai melhorar o transporte público, oferecendo uma solução mais eficiente para a população. Ele também estimulará a evolução contínua da mobilidade na cidade”, diz Cerqueira, mas sem muitos detalhes sobre como isso será implementado sem atrasos.

Próximos Passos: Expectativa ou Realidade?

Com o início das obras previsto para 2026, São Paulo se prepara para mais um projeto de grande escala na infraestrutura de transporte. O VLT promete transformar a mobilidade urbana no centro da cidade, mas, para muitos, a grande questão será: será que realmente vai acontecer? O projeto, ainda envolto em incertezas, precisa provar que é mais do que apenas mais uma solução temporária para os desafios da capital paulista.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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