Metrô de São Paulo

Metrô adia licitação para a Linha 22-Marrom, que vai ligar Cotia a São Paulo

O Metrô de São Paulo anunciou que a licitação para contratar os primeiros serviços da futura Linha 22-Marrom foi adiada. A sessão pública, que aconteceria em 12 de agosto de 2025, agora será realizada em 11 de setembro, às 9h.

- Publicidade -

Essa licitação escolherá a empresa responsável pelos levantamentos iniciais, como estudar o solo e mapear redes subterrâneas já existentes, antes mesmo de elaborar o projeto executivo. Essa fase define onde e como realizar a obra.

O que é a Linha 22-Marrom

A Linha 22-Marrom é um dos grandes projetos de expansão do Metrô. Ela vai ligar Cotia, na Região Metropolitana, até a Zona Oeste de São Paulo, chegando à Estação Sumaré, onde haverá conexão com a Linha 2-Verde.

O plano prevê cerca de 29 a 30 quilômetros de extensão e 19 estações. Tudo será subterrâneo, passando por túneis um pouco mais estreitos que os usados normalmente em outras linhas. Também haverá um pátio de manutenção para guardar e cuidar de até 52 trens.

- Publicidade -

Como serão os trens

Os trens terão cinco vagões cada — um a menos que a maioria das linhas atuais. Cada composição poderá levar até 1.274 passageiros.

Nos horários de pico, a ideia é que os trens passem a cada 1 minuto e 40 segundos, atendendo cerca de 678 mil passageiros por dia. Desses, mais de 390 mil serão pessoas que hoje não usam o metrô.

Por onde a linha vai passar a Linha 22-Marrom do Metrô

Em Cotia, a linha começará no Terminal Metropolitano e seguirá pelos bairros:

- Publicidade -

  • Vila Santo Antônio
  • Sabiá
  • Parque Alexandra
  • Estrada do Embu
  • Mesopotâmia
  • Granja Viana

Depois, seguirá por Osasco e por bairros da Zona Oeste da capital, até chegar à Estação Sumaré.

Conexões com outras linhas

O trajeto vai permitir que os passageiros façam integração com várias linhas, facilitando o deslocamento pela cidade e pela Grande São Paulo:

  • Linha 2-Verde – Estação Sumaré
  • Linha 4-Amarela – Estação Faria Lima
  • Linha 9-Esmeralda – Estação Hebraica-Rebouças
  • Futura Linha 20-Rosa – Estação Teodoro Sampaio
  • Futura Linha 24-Quartzo – Estação Monte Belo (com possível extensão até Alphaville)

O que está previsto para as estações

Segundo o Metrô, o projeto conceitual da Linha 22-Marrom prevê que as estações contem com

  • Painéis eletrônicos com informações em tempo real
  • Cobrança antecipada da tarifa para agilizar a entrada
  • Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
  • Banheiros públicos
  • Wi-Fi gratuito

Também estão no plano inicial a implantação de ciclovias e o alargamento de calçadas ao redor das estações, para incentivar o uso de bicicletas e caminhadas. Esses recursos fazem parte do estudo de concepção da linha e ainda podem ser ajustados durante a elaboração do projeto executivo.

O próximo passo

Com a licitação adiada para setembro, a expectativa é que, após a contratação, esses estudos iniciais comecem ainda este ano. Só depois dessa etapa é que o projeto detalhado e as obras poderão avançar.

Ainda não há previsão oficial para quando a Linha 22-Marrom ficará pronta, mas, como são muitas etapas — estudos, projeto, obras e testes —, é um projeto que deve levar alguns anos até sair do papel e começar a funcionar.

Veja também:

Botão para Comentários
Mostrar mais

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.