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Serviço 710 pode voltar com TIC Trens, que busca concessão da Linha 10

A TIC Trens, do Grupo Comporte, pretende disputar a concessão da Linha 10-Turquesa da CPTM, informou o diretor-presidente Pedro Moro em entrevista exclusiva, diz o portal Diário do Grande ABC, publicada em 17 de agosto de 2025. Quem assumir a Linha 10 também ficará responsável pela futura Linha 14-Ônix, projeto que ligará o ABC a Guarulhos pela Zona Leste de São Paulo.

Investimento bilionário e novas estações

De acordo com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), o edital deve ser lançado no terceiro trimestre de 2025, com leilão previsto para o fim do ano e assinatura de contrato no início de 2026. A concessão terá duração de 30 anos e prevê investimentos de R$ 19 bilhões. O projeto cobre 80 km de extensão e prevê 27 novas estações — quatro na Linha 10 e 23 na Linha 14. Os estudos foram conduzidos pela International Finance Corporation (IFC).

A Linha 14 será um empreendimento greenfield (do zero), com 41 km de traçado e estimativa de atender 777 mil passageiros por dia.

Serviço 710 será retomado

Moro destacou que, se a TIC Trens vencer a concessão, reativar o Serviço 710 será uma das primeiras medidas. O serviço, que deve ser interrompido em breve, foi criado em 4 de maio de 2021, justamente quando ele presidia a CPTM.

Pedro Moro trabalhou por 17 anos na companhia estatal de trens, entre 2007 e 2024, sendo presidente da empresa de 2019 até deixar o cargo para assumir a iniciativa privada. Durante sua gestão, lançou o Serviço 710, que integrou as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, permitindo viagens diretas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra.

Ao todo, são quase 100 km de extensão e 31 estações, sem necessidade de baldeação em Brás, Luz ou Palmeiras-Barra Funda.

Plano de melhorias para a Linha 10

Moro adiantou o plano de ação para a Linha 10. Ele destacou a necessidade de construir três novas paradas: Bom Retiro (entre Luz e Palmeiras-Barra Funda), São Carlos (entre Juventus-Mooca e Ipiranga) e ABC (entre Prefeito Celso Daniel e Capuava). Também defendeu a elevação de trilhos em trechos críticos, principalmente entre São Caetano e Santo André, para evitar paralisações causadas por alagamentos em dias de chuva.

Expansão da malha ferroviária

O Grupo Comporte já venceu o leilão da Linha 7-Rubi em 2024, em contrato de R$ 14,2 bilhões por 30 anos, que também prevê a implantação do Trem Intercidades (TIC) Campinas e do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Jundiaí e Campinas.

Além disso, o grupo conquistou recentemente a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, com contrato válido por 25 anos. O pacote prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos privados, somados a um aporte público de cerca de R$ 10 bilhões para modernização da malha e melhorias nos serviços.

Duas concessionárias diferentes do mesmo grupo

É importante destacar que o Grupo Comporte atua por meio de duas concessionárias distintas:

  • A TIC Trens é a empresa responsável pela implementação e operação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas. Ela também assumirá a Linha 7-Rubi. A concessionária é formada por um consórcio entre o Grupo Comporte (com 60% de participação acionária) e a chinesa CRRC (com 40%).
  • Já a Trivia Trens S.A. é a concessionária que irá operar as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Diferente da TIC, a Trivia pertence exclusivamente ao Grupo Comporte, com capital 100% nacional e controle integral do grupo brasileiro.

Com a possível conquista da Linha 10 e da Linha 14, o Grupo Comporte ampliará ainda mais sua presença no transporte ferroviário paulista, administrando diferentes linhas por meio dessas duas concessionárias.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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