Trilhos

Grande novidade na Linha 6-Laranja: Acciona inicia instalação das Portas de Plataforma

Últimos passos para a conclusão da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo

A Acciona começou a instalar as portas de plataforma na Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, avançando para a reta final das obras. A estação Santa Marina, a primeira a receber as portas, já tem mais de 81% das obras civis concluídas. A instalação será concluída em aproximadamente um mês e meio. Em seguida, as portas serão implantadas nas outras estações da linha.

Instalarão 720 portas deslizantes motorizadas (PDMs) ao longo da Linha 6-Laranja, com 48 portas por estação, distribuídas igualmente entre as plataformas.

Tecnologia e segurança no sistema de embarque

As portas de plataforma da Linha 6-Laranja garantem máxima segurança aos passageiros. Uma das inovações é o “gap reduzido”, que diminui a distância entre a porta da plataforma e a do trem. Esse ajuste visa minimizar o risco de incidentes, como os ocorridos nas Linhas 2-Verde e 5-Lilás, onde passageiros ficaram presos entre o trem e as portas. Com o novo design, o espaço será significativamente menor, evitando esses acidentes e aumentando a segurança no embarque e desembarque.

Além do gap reduzido, a Linha 6-Laranja também conta com barras fixas e soleiras inclinadas para garantir que o embarque seja seguro e sem obstáculos, proporcionando maior estabilidade para os passageiros.

As portas dos trens movem-se sete centímetros para a parte externa da caixa do carro, o que permite um controle mais preciso do espaço de embarque. Desenvolveram esse modelo exclusivamente para a cidade de São Paulo, focando na segurança e na comodidade dos passageiros.

Integração para eficiência operacional

O sistema de portas de plataforma integra-se totalmente à operação do metrô, envolvendo sinalização, material rodante e alimentação elétrica. Isso garante que os trens só se movam quando as portas da plataforma e do trem estiverem completamente fechadas e livres de obstruções. Se ocorrer alguma falha, a Central de Controle Operacional (CCO) notifica imediatamente e realiza as verificações para corrigir a situação rapidamente.

A Linha 6-Laranja: Preparação para as operações

A Linha 6-Laranja, que ligará a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro, é um dos projetos mais aguardados do Metrô de São Paulo. Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, o ramal promete reduzir o tempo de deslocamento, que atualmente é de 1h30min de ônibus, para apenas 23 minutos. Com a conclusão das obras e a instalação das portas de plataforma, a Linha 6-Laranja está cada vez mais próxima de iniciar suas operações, oferecendo aos paulistanos uma opção mais ágil, segura e eficiente de transporte.

Veja também:

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.