Trilhos

VLT de Salvador: primeiro trem chega em dezembro e projeto avança com 40 composições URBOS 3

Operação comercial está prevista para o segundo semestre de 2026.

O VLT de Salvador deu um passo decisivo. Em Hortolândia (SP), o governador Jerônimo Rodrigues e lideranças do Subúrbio visitaram a fábrica da CAF. Durante a vistoria, a equipe conheceu a primeira composição, que passa por ajustes técnicos e operacionais, pintura e plotagem. Este trem será o primeiro a ser enviado à capital baiana, com previsão de chegada em 5 de dezembro. Já no dia 10/12, começam os testes estáticos e móveis. A fabricante estima seis meses para a etapa final de validações. Em paralelo, a CTB conclui trechos de via para permitir a fase seguinte de ensaios em campo. A meta do Estado é iniciar o transporte de passageiros no 2º semestre de 2026.

Modelo e características dos trens

As composições são do modelo URBOS 3, produzido pela CAF. Segundo o governo baiano, o material rodante é reconhecido pela durabilidade, eficiência e conforto. Em Salvador serão 40 composições, cada uma com 7 carros, duas cabines de condução e 45 metros de comprimento. A lotação projetada é de até 400 passageiros, com assentos acessíveis. A velocidade máxima prevista é de 70 km/h.

Escopo do projeto e investimentos

O projeto do VLT prevê 40 km de trilhos e 42 paradas, alcançando a Região Metropolitana de Salvador e o bairro do Comércio. O investimento informado é de R$ 5,4 bilhões. Mais de 2 mil trabalhadores atuam na obra, iniciada há 14 meses.

Andamento das obras por trechos

  • Trecho 1 (Calçada – Ilha de São João, em Simões Filho): 33,79% de avanço físico.
  • Trecho 2 (Paripe – Águas Claras): 19,99% de avanço físico.
  • Trecho 3 (Águas Claras – Piatã): 2,11% de avanço nas obras civis; conclusão prevista para 2028.

Sistemas e integração

O sistema deverá oferecer Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o Metrô de Salvador por fibra óptica, câmeras com inteligência artificial e painéis digitais em tempo real. Os itens buscam monitoramento contínuo, informação ao passageiro e controle operacional.

Adequações para a economia local

Alguns vagões receberão adaptações para marisqueiras e pescadores do Subúrbio, público que utilizava o antigo trem desativado em 2021. As mudanças incluem restabelecimento técnico-operacional, modernização, substituição de componentes desgastados e testes de performance para atendimento às demandas socioeconômicas da região.

Próximos marcos

  • 05/12/2025: chegada do primeiro trem a Salvador.
  • 10/12/2025: início dos testes estáticos e dinâmicos.
  • Início de 2026: ensaios em via com as primeiras composições.
  • 2º semestre/2026: início previsto da operação comercial (condicionado à liberação técnica).
  • 2028: previsão de conclusão do Trecho 3.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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