Inclusão na Linha 4-Amarela: ViaQuatro adiciona 18 agentes negras à equipe de operação
Processo seletivo afirmativo da concessionária visa aumentar a presença feminina e negra em postos de atendimento e segurança

Em uma iniciativa voltada para a inclusão e diversidade, a ViaQuatro, empresa que administra a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, contratou 18 novas agentes de atendimento e segurança (AASs), todas mulheres negras. A admissão é resultado de um processo seletivo afirmativo, criado especificamente para ampliar a representatividade em suas equipes. As novas colaboradoras iniciaram suas atividades na concessionária na segunda-feira, 15 de setembro de 2025, com o período de ambientação.
- Publicidade -
Reforçando o compromisso social
A ação busca fortalecer o acesso de grupos historicamente sub-representados ao mercado de trabalho no setor metroferroviário. Segundo o diretor da ViaQuatro, Antônio Márcio Barros Silva, a contratação reforça o papel social da empresa. “Essa iniciativa […] fortalece o atendimento aos clientes com equipes que refletem a pluralidade da população que circula todos os dias pela Linha 4-Amarela”, afirmou o diretor.

As novas colaboradoras
Entre as recém-contratadas está Renata Martins Mota, de 46 anos, que encara a vaga como um marco em sua carreira. “É um superdesafio estar na área de segurança, em que nunca havia atuado, mas estou muito feliz por ter conseguido essa vaga”. Ela destaca a importância da representatividade no combate ao preconceito.
Outra nova agente é Vânia da Silva Jesus, de 44 anos, que retornou ao Brasil após viver 12 anos na Alemanha. Antes de morar no exterior, Vânia foi policial militar em São Paulo e, na cidade de Hanover, atuou no aeroporto com embarque de passageiros. Ela soube da vaga por um jornal diário e viu na oportunidade uma forma de se reintegrar ao país. “Meu sonho agora é permanecer no meu país, porque, apesar das dificuldades, nada se compara ao lugar em que você nasceu e é acolhido”, destacou.
- Publicidade -
Operação e tecnologia na Linha 4-Amarela
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, sendo o primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil. A linha se destaca na América Latina por ser pioneira no uso da tecnologia driverless, um sistema de operação automática sem a presença de um condutor no trem, o que garante maior segurança e precisão.
Veja também:
- Linha 4-Amarela volta a operar normalmente após 6 dias
- ViaMobilidade reforça segurança na Linha 5-Lilás em tempestades
- Transporte sobre trilhos evita emissão de 93 mil toneladas de CO₂ em São Paulo