Prefeitura lança linhas grátis para turistar aos domingos
Circuitos especiais entram em operação neste domingo (28), aproveitando o sucesso do Domingão Tarifa Zero para levar passageiros a parques, museus e centros de lazer com veículos modernos e sustentáveis.

A mobilidade urbana de São Paulo ganha um novo capítulo a partir deste domingo (28). Nesta data, entram em operação as linhas especiais Paulistar, uma iniciativa que promete redefinir a forma como paulistanos e turistas exploram a cidade nos dias de descanso.
- Publicidade -
Com uma frota de ônibus elétricos, as três novas linhas são também totalmente gratuitas. O projeto conecta os principais cartões-postais da capital. Para isso, integra cultura, lazer e áreas verdes em circuitos inteligentes e acessíveis. Além de tudo, o lançamento celebra a 100ª edição do bem-sucedido programa Domingão Tarifa Zero.
Circuitos temáticos para redescobrir a cidade
A Prefeitura de São Paulo e a SPTrans planejaram estrategicamente as novas linhas para, assim, atender à crescente demanda por lazer aos domingos. Aliás, foi o próprio sucesso do Domingão Tarifa Zero que revelou essa necessidade. De acordo com um levantamento da SPTrans, atividades de lazer, com destaque para parques e eventos culturais, motivam 70% das viagens nesse dia.
As linhas Paulistar funcionarão das 8h às 19h, com intervalos programados de 20 minutos entre os veículos. Para facilitar o deslocamento, os passageiros poderão realizar a integração entre os três circuitos em um ponto único, na região do Paraíso. Os ônibus são equipados com ar-condicionado, carregadores USB e wi-fi, oferecendo mais conforto durante os trajetos.
- Publicidade -
Os trajetos e os destinos de cada linha
A Prefeitura pensou em cada circuito com o objetivo de oferecer uma experiência distinta e, assim, abranger diferentes facetas da metrópole. Para isso, a gestão municipal adicionará 14 novos ônibus à frota dominical da cidade, que vão operar exclusivamente nessas linhas especiais.
- Linha Paulistar 1 – Circuito Cultura: Este percurso é um convite para mergulhar na história e na arte de São Paulo. Com ponto inicial no Terminal Parque D. Pedro II e final no Parque da Luz, a linha conecta locais emblemáticos como o Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Luz, o Mercadão, o Pateo do Collegio, o Theatro Municipal, a Pinacoteca e a Praça da República, além de passar pelos bairros da Liberdade e do Bixiga.
- Linha Paulistar 2 – Circuito Parques: Ideal para quem busca contato com a natureza sem sair da cidade, esta linha liga dois dos mais importantes espaços verdes da capital: o Parque da Independência, onde se localiza o Museu do Ipiranga, e o Parque do Ibirapuera. O trajeto inclui também o Parque da Aclimação e passa por pontos de interesse como o Museu de Zoologia da USP e o SESC Vila Mariana.
- Linha Paulistar 3 – Circuito Lazer: Focada na integração entre esporte, cultura e entretenimento, esta linha parte do Pacaembu em direção ao Paraíso, servindo a região da Avenida Paulista, que tradicionalmente fecha para carros aos domingos. O percurso facilita o acesso a instituições como o MASP, a Casa das Rosas e a Japan House, além de conectar-se com o Parque do Ibirapuera.
Uma expansão consolidada pelo sucesso do Tarifa Zero
A criação das linhas Paulistar é uma consequência direta da alta adesão ao Domingão Tarifa Zero, implementado em dezembro de 2023. O programa já transportou 279 milhões de passageiros e alcançou uma notável taxa de aprovação de 97,5% entre os usuários, segundo pesquisa realizada em março.
Durante o evento de lançamento, o prefeito destacou que a gratuidade aos domingos se consolidou como uma política pública assertiva, incentivando a população a ocupar e usufruir dos equipamentos públicos da cidade. O secretário de Mobilidade e Transportes reforçou que a iniciativa busca aprimorar um programa já consolidado, atendendo aos desejos da população ao conectar os principais pontos de interesse de forma eficiente e sustentável. As demais linhas de ônibus da cidade continuarão operando normalmente sob as regras do Domingão Tarifa Zero.
- Publicidade -
Veja também:
- Frota de ônibus elétricos em SP aumenta com nova entrega
- Novo visual para os ônibus de SP? Veja a proposta viral
- Jornal do Ônibus orienta como pedir o Bilhete Único em casa