Metrô de São Paulo

Linha 17-Ouro: nova fase de testes aproxima a entrega para 2026

Com mais de 80% das obras concluídas, o monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte avança com comissionamento de equipamentos e início do projeto paisagístico.

As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo atingiram uma nova e decisiva etapa. Agora, o foco está nos acabamentos das estações e na realização de testes integrados de sistemas. A informação, divulgada pelo Governo do Estado, sinaliza um avanço concreto no projeto. Afinal, após mais de uma década de atrasos, a obra tem agora uma nova previsão de inauguração. A data oficial para o início da operação é março de 2026.

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Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), várias frentes de trabalho já atuam no comissionamento de equipamentos essenciais para a operação. Um bom exemplo é a Estação Vereador José Diniz. No local, 24 das 32 escadas rolantes já foram instaladas e estão em fase de testes. O mesmo acontece com todos os 11 elevadores da estação. Além disso, as 48 portas de plataforma também passam por avaliações. Este é um equipamento crucial para a segurança dos passageiros.

Paralelamente aos testes técnicos, o projeto começa a ganhar um novo aspecto visual com o início do tratamento paisagístico. A Estação Campo Belo, ponto de integração com a Linha 5-Lilás, foi a primeira a receber o plantio de grama e vegetação nas áreas sob o elevado, humanizando o entorno da estrutura de concreto.

Um longo histórico até a reta final

Originalmente prometida como uma das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, a Linha 17-Ouro teve um desenvolvimento marcado por paralisações e trocas de consórcios construtores. A retomada recente, com a construtora Agis finalizando as obras civis, permitiu que o projeto chegasse à fase atual, com cerca de 85% de conclusão.

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Quando estiver operacional, o monotrilho terá seus 14 trens do modelo SkyRail, fabricados pela chinesa BYD, operados pela concessionária ViaMobilidade.

Impacto na mobilidade da capital

O primeiro trecho da linha terá 6,7 km de extensão e 8 estações, conectando pontos estratégicos da zona sul. O principal benefício será a ligação do Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, à malha metroferroviária através de duas importantes integrações: com a Linha 5-Lilás (Estação Campo Belo) e a Linha 9-Esmeralda (Estação Morumbi).

A expectativa é que a Linha 17-Ouro transporte cerca de 93 mil passageiros por dia. Para eles, a principal vantagem será a drástica redução no tempo de viagem: o trajeto entre o aeroporto e a estação Morumbi, que hoje pode levar mais de 30 minutos de carro em horário de pico, será realizado em menos de 10 minutos.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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