Linha 2-Verde em Guarulhos avança com licença ambiental prévia da Cetesb
Documento emitido nesta quinta-feira (2) é passo fundamental para o início das obras do trecho que ligará a Penha à Dutra, beneficiando a segunda cidade mais populosa do estado.

A expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos superou um obstáculo fundamental. Nesta quinta-feira (2), o Governo do Estado publicou no Diário Oficial a aguardada Licença Ambiental Prévia, emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Com essa publicação, o projeto finalmente ganha sinal verde para avançar no trecho entre as futuras estações Fernão Dias e Dutra.
- Publicidade -
Essa autorização era a última grande pendência que travava a obra. Agora, com validade de cinco anos, ela permite que o Metrô avance para as próximas fases do projeto.
A partir de agora, o Metrô de São Paulo avança com o planejamento detalhado e, em seguida, busca a Licença de Instalação, documento que autoriza oficialmente o início das obras civis. Por isso, a companhia trabalha com a meta de colocar o ramal completo em operação no início da década de 2030.
Detalhes do projeto de expansão
O trecho que recebeu a liberação ambiental compreende cerca de 6,2 quilômetros de extensão e prevê a construção de cinco novas estações. Três delas estarão na capital (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) e duas em território guarulhense (Ponte Grande e Dutra), sendo esta última o novo terminal da linha.
- Publicidade -
O Metrô posicionará estrategicamente a Estação Dutra ao lado do Shopping Internacional, para aproveitar o ponto de grande fluxo de pessoas e veículos. Além disso, o projeto também prevê a construção do Pátio Paulo Freire, estrutura que funcionará como o principal centro de manutenção e estacionamento de trens da Linha 2-Verde.
Impacto na mobilidade e próximos passos
A chegada do metrô a Guarulhos é uma demanda histórica e representa uma mudança fundamental na mobilidade da região metropolitana. O projeto visa redistribuir o fluxo de passageiros que hoje sobrecarrega as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
Com a licença prévia em mãos, o Metrô pode agora finalizar os projetos executivos e iniciar os processos para a licitação das obras. O governo já encomendou a tuneladora (tatuzão) que será responsável pela escavação dos túneis a partir da Penha, com previsão de chegada ao Brasil em 2026. Enquanto isso, trabalhos preliminares, como desapropriações e limpeza de terrenos em locais como a futura estação Penha de França, já estão em andamento.
- Publicidade -
Veja também:
- Vila Liviero ganha conexão rápida com a Linha 2-Verde do Metrô de SP
- Metrô SP: Obras do túnel Paulista-Consolação dobram de ritmo
- Linha 2-Verde: Veja o avanço no trecho principal e obras para Guarulhos