Metrô de São Paulo

Governo de SP abre consulta pública para a concessão da Linha 16-Violeta do Metrô

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) oficializou o início do processo que vai colher sugestões para o projeto da "Linha dos Parques". Primeira fase, de 19 km, ligará Oscar Freire a Abel Ferreira.

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O Governo do Estado de São Paulo deu um passo decisivo para a implantação da futura Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo. Foi publicada nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial do Estado, a abertura da Consulta Pública SPI Nº 011/2025, um processo fundamental para colher contribuições da sociedade civil e do mercado para o aprimoramento do projeto.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo processo, informou que o objetivo é refinar o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão do ramal. Conforme o edital, os interessados poderão enviar sugestões até o dia 07 de novembro de 2025.

A primeira fase da “Linha dos Parques”

O trecho inicial da Linha 16-Violeta, objeto desta consulta pública, terá 19 km de extensão e contará com 16 estações. O ramal conectará a estação Oscar Freire, na Zona Oeste (com integração à Linha 4-Amarela), à futura estação Abel Ferreira, na Zona Leste.

Conhecida como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas a importantes áreas verdes, como os parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo o lazer e a cultura na cidade. Conforme publicado anteriormente pelo Mobilidade360, a estruturação da PPP já vinha sendo modelada, e esta consulta representa a materialização daquela fase de estudos.

Cronograma e investimento

O investimento total previsto para o projeto é de R$ 37,5 bilhões. O cronograma da SPI detalha os próximos passos: a publicação do edital está prevista para o primeiro trimestre de 2026, com o leilão ocorrendo no segundo trimestre. A expectativa é que a assinatura do contrato aconteça até setembro de 2026. O prazo total da concessão será de 31 anos, sendo oito para construção e 23 para operação. Se os planos forem bem-sucedidos, a nova linha poderá ser entregue à população entre 2034 e 2035.

Expansão para a Zona Leste: a segunda fase

Além do trecho inicial, o projeto também prevê uma segunda fase de expansão. O objetivo é levar a linha até Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital, com uma previsão de chegada para 2040.

Este prolongamento é considerado vital para a mobilidade daquela região, uma das mais populosas da cidade. Para isso, o traçado estudado contempla nove novas estações. A sequência planejada inclui: Cipriano Rodrigues, Renata, Vila Antonieta, Rio das Pedras, Jardim Brasília, Santa Marcelina, Fazenda do Carmo, Colônia e a estação terminal Cidade Tiradentes.

Como participar da consulta pública

Para garantir a transparência do processo, a SPI já disponibilizou todos os documentos relevantes em um ambiente virtual, conhecido como data room. Portanto, para acessar este material, os interessados precisam enviar uma solicitação formal por e-mail para ppplinha16@sp.gov.br. Este e-mail deve conter informações essenciais, como nome completo, CPF, instituição, telefone e a cidade do solicitante.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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