Do alerta de Setembro à confirmação de Outubro: Crise no Aeromóvel de Guarulhos se agrava
Nova vistoria da ANAC, reportada pelo G1, reitera falhas graves no sistema de automação, confirmando que os problemas apontados em uma inspeção de setembro não só persistem como solidificam o estado de paralisia do projeto.

O que era um sinal de alerta em setembro, agora se confirma como um diagnóstico de paralisia crônica. Uma nova vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no início de outubro, conforme noticiado recentemente pelo portal G1, revelou que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos continua com falhas graves e sem qualquer previsão de entrega. Esta nova inspeção corrobora e agrava o cenário desolador já apontado em um relatório anterior, de setembro, que expôs o “colapso” do cronograma e a inércia na parte mais crítica do sistema.
Falha na automação: O problema crônico do Aeromóvel
Nossa matéria anterior já detalhava um cenário preocupante. A vistoria de setembro revelou que os testes mais básicos de automação, conhecidos como “Marco A”, ainda nem haviam começado. Isso, de fato, expôs um enorme abismo entre a comunicação oficial e a realidade técnica do projeto.
Agora, a inspeção de outubro apenas confirma que o panorama não mudou. Um mês depois, os cruciais sistemas de automação, controle e operação do trem continuam inacabados. Essencialmente, estamos falando do verdadeiro cérebro eletrônico de todo o sistema. Portanto, o problema não é algo pontual. Pelo contrário, ele é um sintoma claro da incapacidade contínua da concessionária GRU Airport em executar a fase mais complexa e essencial da obra.
Atraso no Aeromóvel de Guarulhos Já supera um ano e meio
O histórico do projeto, aliás, sempre foi conturbado. Ele ganhou mais um capítulo de incertezas com os novos acontecimentos. Vale lembrar que o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia feito questionamentos que levaram à paralisação das obras em 2021.
Além disso, a promessa original de entrega parece cada vez mais distante da realidade. Essa promessa, feita em 2019 pelo então governador João Doria, marcava a inauguração para fevereiro de 2024. Como resultado, o atraso já supera um ano e meio, frustrando todas as expectativas iniciais.
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Sanções da ANAC e silêncio da GRU Airport
A persistência das falhas coloca a ANAC em uma posição de confronto. A agência, responsável por fiscalizar o contrato de concessão, já estuda aplicar sanções pela demora e deve exigir um novo, e possivelmente ultimátum, cronograma. O silêncio da GRU Airport, que não se manifestou após a reportagem do G1, apenas reforça a sensação de desgoverno.
No fim, a saga do Aeromóvel de Guarulhos é a história de duas realidades: a do concreto, com estações prontas e veículos entregues pelo consórcio AeroGRU desde março de 2024; e a da tecnologia, que permanece inerte. A vistoria de outubro não foi uma nova revelação, mas a triste confirmação do que a inspeção de setembro já havia alertado: o projeto está parado exatamente onde não pode falhar, na inteligência que deveria fazê-lo mover.