CPTM

CPTM vence Metrô de BH e Supervia em prêmio de Melhor Operadora

Companhia paulista superou concorrentes em votação de profissionais do setor e levou o principal troféu da noite no Prêmio Revista Ferroviária.

Google Notícias Siga-nos no Google Notícias

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) venceu uma disputa direta com as operadoras de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro para levar o título de Melhor Operadora de Sistema Metropolitano do país. O reconhecimento veio na 32ª edição do Prêmio Revista Ferroviária, em uma cerimônia realizada na Casa Giardini, em São Paulo, na noite da última terça-feira (7). A premiação consagrou as operações da empresa referentes ao ano de 2024.

Na votação final da categoria, a CPTM superou seus dois concorrentes diretos: o Metrô de Belo Horizonte e a SuperVia, que opera os trens urbanos do Rio de Janeiro. Além disso, a credibilidade da escolha ganha destaque devido ao formato da premiação. Isso porque a votação é feita exclusivamente por profissionais e executivos que atuam no próprio setor ferroviário.

O processo é conhecido como “votação cruzada“. Nesse modelo, as operadoras avaliam seus fornecedores. Ao mesmo tempo, os fornecedores de tecnologia e equipamentos votam nas operadoras que consideram mais eficientes. Dessa forma, o método assegura um resultado com forte peso técnico.

Veja também:

Ao subir ao palco para receber o prêmio, o presidente da CPTM, Michael Cerqueira, atribuiu a vitória ao trabalho da equipe. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de milhares de colaboradores que mantêm o sistema em funcionamento e garantem um transporte de qualidade à população. É um orgulho ver a CPTM sendo destaque entre tantas empresas que contribuem para o avanço do setor ferroviário”, afirmou.

A dimensão da operação premiada

Divulgação. Troféu do Prêmio RF 2025 recebido pela CPTM na categoria Melhor Operadora.

A vitória dimensiona a complexidade da operação diária da CPTM, que é uma das maiores do mundo. A companhia é responsável pelo transporte de cerca de 1,5 milhão de passageiros por dia útil em suas cinco linhas.

Diariamente, os trens da CPTM percorrem aproximadamente 69,5 mil quilômetros, o equivalente a quase duas voltas ao redor da Terra, em 1.895 viagens programadas. A malha ferroviária sob sua gestão soma 199 km de extensão e conta com 57 estações, atendendo moradores de 18 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital.

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.