Obras da Linha 17-Ouro alcançam 96% de conclusão após anos de atrasos

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho em São Paulo estão com 96% de conclusão. O anúncio foi feito após uma visita técnica do governador Tarcísio de Freitas, que confirmou a previsão de início da operação assistida para março de 2026. Originalmente prometida para a Copa do Mundo de 2014, a obra teve um desenvolvimento marcado por paralisações e trocas de consórcios construtores. A retomada recente, com a construtora Agis, permitiu que o projeto chegasse à sua fase final.
O primeiro trecho da linha terá 6,7 km de extensão e 8 estações, conectando pontos estratégicos da zona sul de São Paulo. O principal benefício para os passageiros será a ligação do Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, à malha metroferroviária. A nova linha permitirá a integração com a Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda, na Estação Morumbi. A expectativa é que o novo modal transporte cerca de 93 mil passageiros por dia.
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Agilidade na viagem e modernidade no sistema de operação
A principal vantagem da Linha 17-Ouro será a drástica redução no tempo de viagem para os usuários. O trajeto entre o aeroporto e a Estação Morumbi, que hoje pode levar mais de 30 minutos de carro em horário de pico, será realizado em menos de 10 minutos com o monotrilho. Assim como já acontece na Linha 4-Amarela e na Linha 15-Prata, a operação dos trens será 100% sem condutor. A Linha 6-Laranja, com inauguração também prevista para 2026, seguirá o mesmo modelo de operação.
Estão previstas 8 estações no trecho: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Washington Luiz e Aeroporto Congonhas. O projeto original da linha previa 18 estações e 17,7 km de extensão, mas a versão atual concentra-se em um trajeto mais enxuto, porém com alto impacto na mobilidade urbana da Zona Sul.
Visita do governador inspeciona estações da Linha 17-Ouro em fase final
A visita do governador teve início na estação Vereador José Diniz, que já conta com 97% de execução e se encontra na fase de acabamento. A estação já tem todas as seis escadas rolantes e três elevadores instalados, além de bloqueios (catracas), monitores de informações aos passageiros e portas de plataforma. Atividades como paisagismo na área externa e testes de sistemas estão em andamento.
Na sequência, o percurso incluiu a estação Washington Luís, que atingiu 85% de avanço nas obras civis. O local, um dos principais acessos para passageiros que chegam à cidade por outras regiões, também já tem portas de plataforma e os quatro elevadores e oito escadas rolantes instalados. Essa estação fica anexa ao Pátio Água Espraiada, local que abrigará as oficinas de manutenção, com 88% de execução das obras. O trajeto entre as estações foi realizado a bordo de um dos trens do novo monotrilho.
Fabricada na China pela empresa BYD, a composição fez o percurso totalmente movida a bateria, com autonomia de até 8 km, uma das inovações do projeto. Dos 14 trens previstos para a frota, cinco já estão em São Paulo, em fase de testes, e seis já foram entregues no Brasil. A chegada da Linha 17-Ouro vai, segundo o governador, “melhorar o dia a dia dos moradores da zona sul da capital e dos passageiros que partem ou chegam à cidade pelo Aeroporto de Congonhas”, proporcionando mais mobilidade, conforto e qualidade de vida.







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