Especiais

Aplicativo Moovit agora exibe horários de ônibus em tempo real em Fortaleza

Google Notícias Siga-nos no Google Notícias

A partir desta quinta-feira, 9 de outubro de 2025, os passageiros do transporte público de Fortaleza contam com uma nova funcionalidade no aplicativo Moovit. A plataforma global de mobilidade urbana firmou uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) para disponibilizar informações operacionais em tempo real sobre as linhas de ônibus da capital cearense. A iniciativa visa aprimorar a experiência dos usuários, oferecendo dados atualizados diretamente na palma da mão.

Antes da parceria, as informações de localização em tempo real já estavam disponíveis por meio do aplicativo Meu Ônibus Fortaleza. Agora, o Moovit integra essas informações, além de exibir mensagens e alertas diretamente do Sindiônibus, como mudanças de itinerário, alterações de horários e a criação de novos serviços. A união entre as duas entidades estabelece o Moovit como um canal de comunicação direto entre o sistema de transporte e os passageiros.

Como funciona a nova parceria?

O aplicativo Moovit, que já estava disponível em Fortaleza desde 2013, passa a integrar os dados de geolocalização dos veículos cedidos pelo Sindiônibus. O sistema oferece uma base de dados que inclui mais de 500 linhas e 13 mil pontos de parada na região metropolitana da capital. Essa integração permite que o usuário verifique, com mais precisão, a estimativa de chegada dos ônibus em seu ponto, otimizando o planejamento das viagens.

Segundo Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, a parceria é essencial para uma das maiores capitais do país. “Fortaleza é a quarta maior capital do país, o que torna cada vez mais essencial garantir canais para que as informações estejam disponíveis, de forma prática, na palma da mão dos usuários do transporte coletivo. O Moovit agora é nosso parceiro com esse objetivo, fortalecendo a comodidade dos passageiros fortalezenses”, afirmou.

Recursos e funcionalidades para os usuários

Além das informações em tempo real, o aplicativo Moovit continua a oferecer suas funcionalidades tradicionais. A plataforma orienta os passageiros com diferentes combinações de trajetos, permite salvar linhas e pontos favoritos e oferece instruções passo a passo até o destino. Outro recurso importante é a navegação guiada, que alerta o usuário quando ele está próximo do ponto de desembarque, evitando que o passageiro perca a parada.

O vice-presidente de produtos do Moovit, Ziv Kabaretti, destacou a importância da colaboração com o Sindiônibus para aprimorar o serviço na cidade. “O Moovit tem a missão de simplificar o transporte público em todo o mundo. Para isso, é fundamental trabalharmos em conjunto com as empresas de transportes, representadas pelo Sindiônibus. Fortaleza é uma das cidades onde o aplicativo é mais utilizado no Brasil. Temos certeza de que a parceria ampliará o acesso dos passageiros a informações relevantes”, disse.

Veja também:

O aplicativo também exibe dados do Metrofor, que inclui o metrô e o VLT. Para aqueles que necessitam de recursos de acessibilidade, a plataforma é compatível com os leitores de tela VoiceOver e TalkBack. A nova funcionalidade está disponível na versão gratuita do Moovit, que pode ser baixada para dispositivos Android e iOS ou acessada pela versão web. Para uma experiência sem anúncios e com recursos adicionais, o aplicativo oferece o plano de assinatura Moovit+.

A parceria também permitirá que o Sindiônibus utilize as ferramentas de comunicação do Moovit para realizar pesquisas de opinião e divulgar campanhas educativas, fortalecendo o contato com a comunidade de usuários do transporte público na cidade.

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.