Metrô de São Paulo

Obras para novo túnel na Linha 2-Verde alteram operação do Metrô de SP neste fim de semana

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As obras para a construção de um novo túnel de interligação entre as estações Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4-Amarela, vão alterar a circulação de trens a partir das 20h deste sábado, 11 de outubro, e durante todo o domingo, 12. A alteração na operação da Linha 2-Verde é necessária para garantir a segurança dos passageiros e dos operários durante os trabalhos de escavação, um dos pontos mais importantes do projeto.

Impacto na operação e rotas alternativas

Neste período, os trens circularão em via única. O trecho afetado será entre as estações Brigadeiro e Consolação. Isso resultará em um intervalo maior entre as composições e na velocidade reduzida.

A escavação do túnel subterrâneo exige atenção máxima da equipe técnica. O projeto, chamado de novo túnel Consolação-Paulista, é uma solução definitiva. Ele visa acabar com um dos gargalos mais problemáticos da rede metroviária de São Paulo.

O Metrô informou em relatórios recentes que os trabalhos estão avançando bem, com uma das frentes de escavação dobrando sua velocidade no mês de agosto. Para a construção, está sendo utilizado o Método Austríaco de Túnel (NATM), uma técnica moderna e eficaz para diferentes condições geológicas, que minimiza os impactos na superfície. Esse método de engenharia é considerado de ponta e reforça a seriedade do projeto.

Para evitar atrasos, o Metrô recomenda que os passageiros busquem rotas alternativas. Quem usa a Linha 4-Amarela pode fazer a baldeação para a Linha 3-Vermelha na estação República ou para a Linha 1-Azul na estação Luz. Já os passageiros que vêm da Linha 5-Lilás têm a opção de se transferir para a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Apenas para quem for à Linha 15-Prata haverá necessidade de usar a Linha 2-Verde para parte do trajeto. As demais linhas do sistema operarão normalmente no fim de semana. Essa medida visa minimizar o impacto das obras na rotina de quem se desloca por São Paulo e demonstra o planejamento do Metrô para não prejudicar a população, mesmo com a execução de uma obra de grande porte.

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Detalhes e importância do novo túnel

Um único túnel de 195 metros de extensão faz a ligação entre as duas estações. Em horários de pico, essa estrutura projeta-se para um fluxo menor, mas recebe cerca de 30 mil passageiros por hora. O resultado é um congestionamento que transforma uma baldeação, que deveria ser rápida, em uma jornada de quase oito minutos.

A superlotação causa desconforto e atrasos constantes para milhares de pessoas. Por isso, a intervenção busca resolver essa questão, oferecendo mais fluidez e segurança para a transferência entre as linhas.

O orçamento do projeto é de R$ 70 milhões. A meta principal é aumentar a capacidade de conexão em 60%. Além disso, a nova passagem subterrânea vai reduzir o tempo de caminhada entre as estações. Quando a obra for concluída, o trajeto entre as duas estações passará a levar menos de 5 minutos.

A previsão de entrega é para 2026. A expectativa, portanto, é que o túnel melhore o fluxo de passageiros e, assim, descongestione o trajeto diário, tornando a experiência de viagem bem mais agradável.

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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