Trilhos

Alerta: Obras afetam Metrô e Trens de SP neste fim de semana

Passageiros terão que se adaptar a intervalos maiores e mudanças de trajeto devido à manutenção em diversas vias férreas.

Google Notícias Siga-nos no Google Notícias

Passageiros que dependem do transporte público sobre trilhos em São Paulo devem ficar atentos às alterações operacionais neste fim de semana, dias 11 e 12 de outubro. As mudanças afetam diversas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e também a Linha 2-Verde do Metrô, por conta de obras de manutenção, modernização e construção de novas estruturas.

As intervenções mais significativas vão acontecer nas linhas da CPTM e, também, na Linha 2-Verde do Metrô, com destaque para a nova interligação entre a Linha 2 e a Linha 4-Amarela.

Linha 2-Verde do Metrô

A partir das 20h de sábado e durante todo o domingo, a Linha 2-Verde terá sua operação alterada entre as estações Brigadeiro e Consolação. Por conta disso, os trens circularão com velocidade reduzida e maior intervalo nesse trecho. O motivo é a necessidade de garantir a segurança dos trabalhos de escavação de um novo túnel que fará a ligação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela.

Para evitar atrasos, o Metrô recomenda aos passageiros que busquem rotas alternativas. Quem usa a Linha 2-Verde para baldeação, mas não como destino final, pode utilizar outras conexões. Por exemplo, os passageiros da Linha 4-Amarela podem se transferir para a Linha 3-Vermelha na estação República, ou para a Linha 1-Azul na estação Luz. Da mesma forma, os passageiros da Linha 5-Lilás podem fazer a baldeação para a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz.

Somente os passageiros que precisam ir para a Linha 15-Prata terão, obrigatoriamente, que passar pela Linha 2-Verde. As outras linhas do Metrô (1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata) operarão normalmente.

Linha 8-Diamante (ViaMobilidade)

A Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, também terá seu funcionamento alterado.

No sábado, entre 20h e meia-noite, os trens circularão com intervalos de aproximadamente 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi. A circulação em via única ocorrerá em três trechos distintos: entre Palmeiras-Barra Funda e Domingos de Morais, entre Comandante Sampaio e General Miguel Costa, e entre Carapicuíba e Antônio João.

No domingo, a medida se estende por todo o dia de operação, com os mesmos intervalos de 20 minutos e circulação em via única em dois trechos: entre Palmeiras-Barra Funda e Domingos de Moraes, e entre Carapicuíba e Antônio João.

Linhas da CPTM

Outras linhas da CPTM também terão mudanças pontuais.

Na Linha 10-Turquesa, a operação será alterada no sábado e no domingo. No sábado, a partir das 18h, o embarque e desembarque nas estações Guapituba e Ribeirão Pires ocorrerá na Plataforma 2. Passageiros no sentido Palmeiras-Barra Funda deverão fazer a baldeação na estação Mauá, embarcando na Plataforma 2, enquanto os do sentido Rio Grande da Serra também farão a baldeação em Mauá, mas na Plataforma 3.

No domingo, a baldeação obrigatória na estação Mauá continua para quem viaja nos dois sentidos. Além disso, entre 9h e 13h30, os trens que seguem no sentido Rio Grande da Serra não farão parada na Estação Juventus-Mooca. Para os passageiros que precisam desembarcar lá, a recomendação é seguir até a estação Ipiranga e pegar o trem no sentido oposto.

Veja também:

Na Linha 12-Safira, no sábado a partir das 23h30, os passageiros usarão a Plataforma 2 nas estações Engenheiro Manoel Feio e Jardim Romano para embarque e desembarque.

Na Linha 7-Rubi, no domingo, a operação em via única acontecerá em horários diferentes para revisão geral. A mudança afeta as estações Perus, Caieiras, Jaraguá e Vila Aurora.

Por fim, na Linha 11-Coral, o embarque e desembarque na estação Luz será na Plataforma 3 entre 8h e 17h no domingo, para manutenção do sistema de ventilação. Passageiros que utilizam o trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Luz podem usar a Linha 10-Turquesa como alternativa.

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.