Trânsito

DER-SP ativa 33 novos radares no estado; confira a lista completa

Equipamentos foram ativados em trechos com histórico de acidentes e já fiscalizam o excesso de velocidade em rodovias estaduais.

Motoristas que trafegam pelas rodovias estaduais de São Paulo devem redobrar a atenção. Desde a última terça-feira (7), 33 novos radares de fiscalização eletrônica entraram em operação definitiva em diversos pontos da malha gerenciada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). Os equipamentos já estão fiscalizando e autuando veículos que excedem o limite de velocidade permitido.

A medida eleva para 335 o número total de radares ativos nas rodovias não concedidas à iniciativa privada no estado. A iniciativa faz parte de um amplo projeto do Governo de São Paulo para aumentar a segurança viária, prevenir acidentes e, consequentemente, salvar vidas em trechos considerados críticos.

Fiscalização para salvar vidas

Segundo o DER-SP, órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o objetivo principal da expansão da fiscalização é reduzir o número de acidentes. Todos os novos pontos foram devidamente sinalizados com placas que indicam a velocidade máxima permitida na via.

“A instalação de radares reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e a meta de reduzir acidentes a zero”, afirmou Sergio Codelo, presidente do DER-SP.

Os novos equipamentos fazem parte de um contrato maior, que prevê a instalação de um total de 649 radares. Os demais pontos seguem em fase de implantação e testes, e o início de suas operações será divulgado futuramente.

Como os locais são escolhidos?

A decisão de instalar um radar em um determinado ponto não é aleatória. O DER-SP realiza um mapeamento técnico detalhado que leva em conta uma série de fatores de risco. Entre os critérios analisados estão o histórico de acidentes na região, registros de excesso de velocidade, as características geométricas da via (curvas, declives), a presença de pontos críticos como cruzamentos e áreas com travessia de animais silvestres.

Essa análise técnica visa posicionar a fiscalização eletrônica nos locais onde ela pode ser mais eficaz para inibir comportamentos de risco e proteger motoristas, passageiros e pedestres.

Lista completa dos novos radares em operação

Confira abaixo a localização detalhada dos 33 equipamentos que começaram a fiscalizar nesta semana. É fundamental verificar a velocidade máxima permitida em cada trecho.

Localização dos 33 Novos Radares do DER-SP

RodoviaMunicípioKmSentidoVelocidade Máxima
SP-008 (Rod. Cap. Bardoíno)Bragança Paulista93,6Norte/Sul60 km/h
SP-062 (Rod. Ver. Abel Fabrício Dias)Caçapava117,5Leste/Oeste60 km/h
SP-095 (Rod. João Ceccon)Pedreira65,0Leste60 km/h
SP-121 (Rod. Dr. Caio Gomes Figueiredo)Taubaté1,2Leste/Oeste60 km/h
SP-123 (Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro)Pindamonhangaba28,7Norte/Sul60 km/h
SP-132 (Rod. Dr. Caio Gomes Figueiredo)Pindamonhangaba159,3Norte/Sul60 km/h
SP-135 (Rod. Margarida da Graça Martins)Santa Bárbara d’Oeste5,5Leste/Oeste60 km/h
SP-135 (Rod. Margarida da Graça Martins)Piracicaba13,6Leste/Oeste60 km/h
SP-135 (Rod. Margarida da Graça Martins)Piracicaba18,0Leste/Oeste60 km/h
SP-135 (Rod. Margarida da Graça Martins)Piracicaba18,9Leste/Oeste60 km/h
SP-151 (Rod. Dr. João Mendes da Silva Jr.)Limeira3,6Leste/Oeste60 km/h
SP-153 (Rod. Dr. Paulo Teixeira)São Luís do Paraitinga6,3Leste/Oeste60 km/h
SP-171 (Rod. Paulo Virgínio)Guaratinguetá2,4Norte/Sul50 km/h
SPI-177/342 (Rod. Gov. Dr. Adhemar P. de Barros)Itapira20,0Leste/Oeste80 km/h
SP-191 (Rod. Irineu Penteado)Botucatu180,8Leste/Oeste80 km/h
SP-207 (Rod. Dr. Luiz de Queiroz)São José do Rio Pardo17,0Leste/Oeste60 km/h
SP-207 (Rod. Dr. Luiz de Queiroz)São José do Rio Pardo18,6Leste/Oeste60 km/h
SP-222 (Rod. Antenor Frizzi)Miracatu6,7Leste/Oeste70 km/h
SP-225 (Rod. Dep. Laércio Corte)Aguaí2,8Leste/Oeste60 km/h
SP-226 (Rod. Tenente Celestino)Pariquera-Açu3,0Leste/Oeste60 km/h
SP-304 (Rod. Luiz de Queiroz)Americana131,1Leste80 km/h
SP-304 (Rod. Luiz de Queiroz)Piracicaba167,5Oeste70 km/h
SP-304 (Rod. Luiz de Queiroz)Piracicaba168,0Oeste70 km/h
SP-304 (Rod. Dep. Leônidas Pacheco Ferreira)Itaju341,6Leste/Oeste40 km/h
SP-304 (Rod. Jorn. José Willibaldo de Freitas)Novo Horizonte417,7Leste/Oeste60 km/h
SP-306 (Rod. Com. Mário Dedini)Santa Bárbara d’Oeste23,1Norte60 km/h
SP-344 (Rod. Dom Tomás Vaquero)Divinolândia277,0Norte/Sul60 km/h
SP-346 (Rod. Ademar de Barros)Santo Antônio do Jardim212,0Leste60 km/h
SP-350 (Rod. Dep. Eduardo Vicente Nasser)Tapiratiba284,6Norte/Sul60 km/h
SP-351 (Rod. Altino Arantes)Batatais54,9Leste/Oeste100/80 km/h
SP-421 (Rod. Jorge Bassil Dower)Rancharia91,9Leste/Oeste60 km/h
SP-613 (Rod. Arlindo Bétio)Euclides da Cunha P.32,9Leste/Oeste100/80 km/h

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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