CPTM

Agora é oficial: CPTM projeta trem de 223 km de Santos a Cajati

Ligação ferroviária visa integrar a Baixada Santista ao Vale do Ribeira, com potencial para atender 32 mil passageiros e impulsionar a economia regional.

Após meses de especulação, o projeto do trem Santos-Cajati ganhou, finalmente, um anúncio oficial e detalhado. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou que está finalizando o projeto funcional da nova linha. Com isso, revelou o trajeto real e os custos estimados da ligação que promete uma nova era de desenvolvimento regional.

Como será a nova linha Santos–Cajati?

O projeto prevê um traçado de 223 km que passará por 13 municípios. Além disso, a CPTM planeja recuperar trechos de trilhos que já existem, quando possível. As estações planejadas são: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati.

Para atender a todos, a companhia dividirá a operação em três serviços distintos:

  • Expresso Santos–Cajati (duração de 2h e 20min).
  • Parador Santos–Peruíbe (duração de 48 min).
  • Parador Peruíbe–Cajati (duração de 1h e 54min).

Os trens utilizarão tecnologia híbrida, combinando energia elétrica e combustão para maior eficiência.

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Um eixo de passageiros e cargas

Um grande diferencial do projeto é seu modelo operacional misto. Ou seja, a nova linha atenderá tanto passageiros quanto cargas. A estimativa da CPTM é atender até 32 mil pessoas por dia. Ao mesmo tempo, o trem terá capacidade para movimentar 600 contêineres diariamente, fortalecendo a economia do Vale do Ribeira.

Conexão e desenvolvimento para o Vale do Ribeira

O Governo de São Paulo vê o projeto como uma ferramenta de “inclusão territorial”. Isso porque a iniciativa busca conectar os moradores da região a mais oportunidades na Baixada Santista. Como resultado, a expectativa é de múltiplos benefícios. Haverá redução do congestionamento e de acidentes nas rodovias. Adicionalmente, a CPTM projeta uma diminuição da emissão de poluentes e um forte estímulo ao turismo.

Qual o status e o custo do projeto?

É importante notar que o projeto ainda está em fase de estudos. Atualmente, a CPTM finaliza o projeto funcional e um levantamento topográfico. O próximo passo será o anteprojeto de engenharia, previsto para dezembro de 2025. Somente após essa etapa, o governo definirá o valor final, estimado entre R$ 19 e R$ 21 bilhões, e o modelo de contratação.

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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