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CPTM prorroga contrato para automatização dos trens nas Linhas 9 e 12 para reduzir atrasos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou a prorrogação do contrato com a Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda. O objetivo é implantar o Sistema de Operação Automática de Trens (ATO). O contrato foi estendido por 18 meses. Esse prazo garantirá a conclusão dos serviços na Linha 12 – Safira, operada pela CPTM, e na Linha 9 – Esmeralda, administrada pela ViaMobilidade. As informações são do site oficial da CPTM.

A decisão reforça o compromisso de modernizar o transporte ferroviário e oferecer um serviço mais eficiente para os passageiros. Com o avanço da tecnologia no setor, a automatização dos trens visa proporcionar viagens mais rápidas, reduzir atrasos e garantir uma operação mais segura e confiável.

O que é a Operação Automática de Trens (ATO)?

O ATO é um sistema que permite que os trens operem de forma automatizada, ajustando a velocidade e tempo de parada de maneira precisa. Isso ajuda a evitar oscilações nos intervalos e garante que as viagens sejam mais regulares, beneficiando os milhares de passageiros que utilizam essas linhas diariamente.

Com essa tecnologia, espera-se um transporte público mais organizado, eliminando falhas humanas na condução e proporcionando uma experiência mais previsível para quem depende dos trens para trabalhar, estudar ou se deslocar pela cidade.

Mudanças no projeto e ajustes no contrato

Inicialmente, a modernização estava prevista para contemplar também a Linha 7 – Rubi. No entanto, de acordo com o Termo de Aditamento nº 03, de 12/12/2022, essa linha foi removida do escopo do projeto. Assim, a implantação do ATO se concentrará apenas nas Linhas 9 e 12.

Para que a implementação ocorra sem interrupções, o contrato foi renovado, sem custos adicionais para o projeto já em andamento. Outro ponto relevante foi a atualização do endereço da empresa contratada, Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda., que agora está localizada na Rua Virgílio Wey, nº 150, Bairro Água Branca, São Paulo – SP.

Transparência e fiscalização

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) acompanha a prorrogação do contrato. O órgão garante a correta aplicação dos recursos públicos e assegura que o projeto beneficie os passageiros.

A supervisão de órgãos fiscalizadores é fundamental para assegurar que a modernização ocorra de forma eficiente, sem desperdícios e com o máximo de qualidade na entrega do serviço.

Impactos esperados para os passageiros

A implementação do Sistema de Operação Automática de Trens promete diversas melhorias para quem utiliza as Linhas 9 e 12, incluindo:

  • Menos atrasos: Com a automatização, os trens terão tempos de viagem mais regulares e previsíveis.
  • Mais segurança: A tecnologia reduz riscos operacionais e melhora o controle sobre a movimentação dos trens.
  • Maior eficiência: A modernização permitirá otimizar o fluxo de trens, reduzindo superlotações e melhorando a experiência dos passageiros.


Veja também:

Com a adoção do ATO, a CPTM reforça o compromisso de modernizar a mobilidade urbana, trazendo avanços para o transporte público da capital e região metropolitana.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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