Governo de SP busca R$ 2,72 bilhões para expansão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela

O Governo do Estado de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 125/2025, que autoriza a contratação de operações de crédito para viabilizar a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até o bairro Jardim Ângela. O governador Tarcísio de Freitas assinou a proposta em 20 de fevereiro de 2025. O plano prevê um investimento total de R$ 3,4 bilhões, e o Estado financiará R$ 2,72 bilhões desse montante.
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Detalhes da Expansão
O projeto contempla a ampliação da linha em 4,9 quilômetros, incluindo:
- 3,2 km em via elevada ao longo da Avenida Carlos Caldeira Filho.
- 1,7 km em trecho subterrâneo, culminando na nova estação Jardim Ângela.
Serão construídas duas novas estações:
- Estação Comendador Sant’Anna: Localizada próxima à Avenida Comendador Sant’Anna, esta estação elevada atenderá uma demanda inicial estimada de 21 mil passageiros por dia.
- Estação Jardim Ângela: Subterrânea, situada próxima ao Hospital Municipal M’Boi Mirim, será conectada ao terminal de ônibus existente por meio de passarelas para pedestres.
A estação Jardim Ângela contará com um terminal de integração para ônibus urbanos, facilitando o deslocamento da população e reduzindo a sobrecarga no sistema viário da região.
Impacto no Transporte Público
Estudos da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) indicam que a nova extensão permitirá uma redução significativa no tempo de deslocamento entre o Terminal Jardim Ângela e o Terminal Santo Amaro.
- Atualmente: O trajeto de ônibus pode levar até 42 minutos.
- Com a nova linha, o metrô reduzirá o tempo de viagem para aproximadamente 22 minutos.
Essa melhoria proporcionará mais agilidade e conforto aos passageiros, impactando positivamente o cotidiano de milhares de pessoas.
Financiamento e Investimentos
Para viabilizar a obra, o governo pretende captar R$ 2,72 bilhões por meio de operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras. Parte desses recursos será obtida através de fundos do FGTS, dentro do programa Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), conforme regulamentado pela Portaria MCID nº 767, de 26 de julho de 2024.
Números do Projeto
- Investimento total: R$ 3,4 bilhões.
- Valor financiado pelo Estado: R$ 2,72 bilhões.
- Passageiros beneficiados diariamente: 150 mil nas novas estações.
O governo destaca que a ampliação ajudará a desafogar o corredor de ônibus M’Boi Mirim, um dos mais movimentados da cidade, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.
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Tramitação do Projeto
O governador Tarcísio de Freitas solicitou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que analise a proposta com urgência.
Em sua mensagem ao Legislativo, o governador afirmou que “essa obra é essencial para a mobilidade da cidade e atende a uma demanda antiga da população. Com a ampliação da Linha 5, teremos um impacto positivo no transporte público e na qualidade de vida dos moradores da zona sul”.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) agora discute e vota o projeto. Se os deputados aprovarem a proposta, o governo formalizará os contratos de financiamento e iniciará as obras no primeiro trimestre de 2025. Além disso, a previsão é concluir a construção e começar a operação em 2028.