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Trem da Linha 17-Ouro finalmente roda nos trilhos: teste de 4,5 km acende sinal verde para entrega em 2026

Fase de testes reforça expectativa de entrega da Linha 17-Ouro, após mais de uma década de atrasos.

Composição do monotrilho da linha 17-ouro atravessa trecho elevado sobre avenidas movimentadas de São Paulo durante fase de testes técnicos em 2025.
Foto: Imagem reprodução/Canal iTechdrones

Depois de mais de uma década de atrasos e incertezas, o primeiro trem da Linha 17-Ouro finalmente percorreu um trecho real da futura linha de monotrilho de São Paulo. O teste, realizado entre cinco estações-chave, marca o início de uma nova fase: a que pode, de fato, levar o projeto à entrega em 2026.

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Teste inédito: trem da Linha 17-Ouro roda com energia elétrica dos trilhos

A Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo registrou nesta semana um marco decisivo. Pela primeira vez, um trem da linha percorreu 4,5 km entre o Pátio Água Espraiada e a estação Vila Cordeiro, em fase de testes técnicos. O destaque vai para o uso inédito da energia elétrica de tração alimentada diretamente pelos trilhos, operando em 750Vcc.

Na manhã do dia 25, a composição circulou com energia das baterias internas, passando pelas estações Washington Luiz, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo e Vila Cordeiro (2,7 km). Em seguida, retornou até Vereador José Diniz, somando mais 1,8 km.

Durante a tarde, a equipe técnica aumentou a complexidade dos testes ao conectar a alimentação elétrica diretamente à subestação da estação Vereador José Diniz. Esse procedimento marcou o primeiro ensaio utilizando a energia real dos trilhos no sistema.

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O que foi testado? Foco em desempenho e preparo operacional

Engenheiros do Metrô e técnicos da fornecedora do trem conduziram a operação em velocidade reduzida. Eles realizaram o teste com os seguintes objetivos principais:

  • Avaliar o comportamento dinâmico da composição
  • Coletar dados de desempenho em condições reais
  • Iniciar ensaios para fases futuras, como aceleração, frenagem e operação com carga total

Como será a Linha 17-Ouro: integração, estações e tecnologia

O projeto da Linha 17-Ouro é uma promessa de conexão rápida e eficiente entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, com integração às Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.

Características da linha:

  • Extensão total: 6,7 km
  • Número de estações: 8
    • Congonhas
    • Jardim Aeroporto
    • Brooklin Paulista
    • Vereador José Diniz
    • Campo Belo
    • Vila Cordeiro
    • Chucri Zaidan
    • Morumbi
  • Sistema: Monotrilho automatizado (UTO)
  • Tecnologia: CBTC (permite menor intervalo entre trens)
  • Capacidade: até 616 passageiros por trem
  • Conforto: ar-condicionado, iluminação LED e acessibilidade

Investimentos, operador e cronograma

O projeto recebeu investimento de R$ 5,8 bilhões e será operado pela concessionária ViaMobilidade, com um contrato de concessão de 20 anos.

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A estação Morumbi já está concluída, enquanto as demais seguem em fase de acabamento. Com os avanços atuais, a previsão de entrega foi reafirmada para o ano de 2026.


Entrega em 2026: agora é pra valer?

Após anos de promessas adiadas, o cenário começa a mudar. Os testes bem-sucedidos indicam que o projeto finalmente entrou em sua reta final. Se o ritmo for mantido, o prazo de 2026 — que antes parecia apenas mais uma estimativa — pode se tornar realidade para os paulistanos que esperam por essa conexão estratégica.


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E agora? O que falta para a Linha 17-Ouro virar realidade

A entrega depende ainda de testes avançados, finalização das obras civis, certificações de segurança e ajustes operacionais. Mas com os trens nos trilhos e a energia de tração funcionando com sucesso, a sensação é de que a linha entrou em seu momento mais decisivo.

Quer saber o que será testado a seguir? Veja nossa cobertura especial sobre os próximos passos da Linha 17-Ouro e o cronograma completo de operação.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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