Quando fica pronta a Linha 17–Ouro? Veja o cronograma completo

A Linha 17-Ouro, projeto de monotrilho do Metrô de São Paulo que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9–Esmeralda, tem nova previsão de entrega: junho de 2026, segundo o cronograma mais recente da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Após anos de atrasos, o projeto avança para sua fase final e promete transformar a mobilidade na Zona Sul da capital.
Situação atual das obras
As obras civis, que incluem estações, vias e pátio de manobras, devem ser concluídas entre agosto e dezembro de 2025. Também para o final de 2025 estão previstas a instalação de sistemas elétricos, subestações, equipamentos e sinalização. O sistema de controle adotado será o CBTC (Communication-Based Train Control), que permite maior precisão e intervalos menores entre trens.
A fase seguinte será a transferência para a ViaMobilidade, concessionária que operará a linha, junto com a realização dos testes operacionais. Essa etapa está prevista para ocorrer entre maio e junho de 2026. Se o cronograma for mantido, a operação comercial terá início no mesmo mês.
O que é a Linha 17-Ouro?
A Linha 17-Ouro será um monotrilho com 6,7 km de extensão comercial em sua fase inicial, ligando o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária. Estão previstas 8 estações: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo (integração com a Linha 5-Lilás), Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Washington Luiz e Aeroporto Congonhas.
A linha permitirá integração com as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, atendendo cerca de 93 mil passageiros por dia útil com trens automatizados e tecnologia de última geração. A operação será 100% sem condutor.
Projeto reformulado e investimento público
O projeto original da Linha 17-Ouro previa 18 estações e 17,7 km, mas passou por reformulações e reduções ao longo dos anos. A nova versão concentra-se em um trajeto mais enxuto, porém com alto impacto na mobilidade urbana da Zona Sul.
A Prefeitura de São Paulo vai investir R$ 600 milhões na execução da linha, que será a primeira do tipo monotrilho a atender diretamente um aeroporto na cidade. O modal foi pensado para oferecer rapidez, menor impacto urbano e integração com os principais corredores de transporte da região.
Frota e tecnologia
A empresa chinesa BYD fabricou os 14 trens que compõem a frota da Linha 17-Ouro. A fabricante já finalizou o primeiro trem e iniciou seu envio ao Brasil, onde técnicos o submeterão a testes antes do início da operação.
As composições transportarão até 616 passageiros cada. A ViaMobilidade operará os trens com o sistema CBTC, tecnologia presente em linhas modernas da Europa e da Ásia, que garante mais regularidade e segurança na circulação.
Cronograma atualizado da Linha 17-Ouro
Etapa | Previsão |
---|---|
Obras civis (estações, vias, pátio) | Agosto a dezembro/2025 |
Instalação de equipamentos e sistemas | Final de 2025 |
Testes e transferência à ViaMobilidade | Maio a junho/2026 |
Início da operação comercial | Junho/2026 |
Conclusão
Após mais de uma década de adiamentos, a Linha 17-Ouro está próxima de se tornar realidade. Com operação comercial prevista para junho de 2026, o monotrilho representará um avanço importante na integração do transporte público de São Paulo, conectando o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária com trens modernos e tecnologia de ponta.