Motiva

Motiva evita emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025

São Paulo, 14 de agosto de 2025 – A plataforma de trilhos da Motiva, a nova marca do Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, evitou a emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025. Esse resultado é atribuído à escolha de milhões de pessoas que optaram pelos trens, metrôs e VLTs geridos pela empresa, em vez de recorrer ao transporte individual ou aos ônibus.

Os números refletem o impacto positivo do transporte de massa sobre a mobilidade urbana e o meio ambiente nas regiões em que a Motiva opera: Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em São Paulo, foram registrados quase 299 milhões de embarques, o que resultou na economia de 93.769 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e). No Metrô Bahia, com 57 milhões de passageiros, a economia foi de 17.880 toneladas. Já o VLT Carioca, no Rio de Janeiro, com quase 13 milhões de embarques, evitou a emissão de 4.072 toneladas de gases poluentes.

Esses cálculos consideraram cenários em que os passageiros usariam outros meios de transporte caso os sistemas de trilhos não estivessem disponíveis. Estimativas indicam que 20% desses passageiros escolheriam o carro, enquanto 80% optariam pelo ônibus, com uma média de 5 km percorridos por pessoa. A Motiva também destaca que, caso a comparação fosse feita apenas com o uso de veículos individuais, o impacto ambiental positivo seria ainda maior.

Além de contribuir para o combate às mudanças climáticas, o transporte coletivo sobre trilhos reduz a poluição do ar, diminui o tempo gasto no trânsito e melhora a saúde pública, proporcionando uma melhor qualidade de vida nas áreas urbanas.

O transporte sobre trilhos desempenha um papel essencial na criação de cidades mais saudáveis, eficientes e sustentáveis. Ao escolher esse modelo de transporte, a população ajuda diretamente na redução das emissões e na construção de um futuro mais equilibrado.

A Motiva continuará a investir em eficiência operacional, conforto e sustentabilidade, com o objetivo de ampliar ainda mais esses benefícios nos próximos anos.

Veja também:

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.