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CPTM anuncia fim do serviço 710: o que muda para os passageiros

A CPTM anunciou o fim do serviço 710, que oferecia viagens diretas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra desde 2021. O serviço conectava as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. A partir de 28 de agosto, aproximadamente 165 mil passageiros diários terão que fazer baldeação na estação Palmeiras-Barra Funda. Esta estação se tornará o novo ponto de integração entre as linhas 7 e 10. A mudança tem como objetivo otimizar o sistema de transporte, concentrando as transferências em um único local.

Mudanças nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

A linha 7-Rubi, que anteriormente seguia até a estação Luz, terá seu percurso encurtado até Palmeiras-Barra Funda. Da mesma forma, a linha 10-Turquesa, que terminava no Brás, será estendida até o mesmo terminal. Os passageiros de ambas as linhas farão a baldeação nas plataformas 5 (linha 7) e 6 (linha 10), projetadas para facilitar a troca de trens. Essas plataformas integradas permitirão que os passageiros se movam entre elas de forma rápida e sem a necessidade de escadas, proporcionando mais conforto e agilidade na transferência.

Palmeiras-Barra Funda: o maior hub de integração da CPTM

Com a mudança no trajeto das linhas 7 e 10, a estação Palmeiras-Barra Funda se tornará o maior centro de integração da CPTM. A estação já conecta três linhas de trem e uma linha de metrô. Agora, ela também acomodará os passageiros das linhas 7, 10 e 11. Aproximadamente 900 mil pessoas passarão pela estação todos os dias. Além disso, a estação conta com terminal rodoviário interestadual e diversas opções de integração com ônibus municipais e intermunicipais, facilitando o deslocamento de passageiros pela região.

Iran Leão, gerente de operações da CPTM, explicou que a escolha da Barra Funda para centralizar as baldeações se deu pela capacidade de atendimento da estação. Ela possui dez plataformas e infraestrutura moderna, suficientes para suportar o aumento do fluxo de passageiros de forma eficiente.

Linha 11-Coral: expansão e melhoria no atendimento

Além da reestruturação das linhas 7 e 10, a linha 11-Coral também passará por modificações. A linha será ampliada para operar até Palmeiras-Barra Funda, a partir de segunda-feira (25/08). No entanto, essa operação será temporária, com horários reduzidos, funcionando apenas durante os períodos de vale (das 8h às 15h30 e das 20h à meia-noite). Essa expansão trará mais facilidade de acesso à Zona Oeste de São Paulo para os passageiros da Zona Leste e do Alto Tietê, sem a necessidade de baldeação.

Mudanças e nova concessão na linha 7-Rubi

O fim do serviço 710 da CPTM também marca a transição da linha 7-Rubi para a TIC Trens, conforme o novo contrato de concessão. A partir dessa mudança, a linha 7 não incluirá mais o serviço direto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, o que motivou os ajustes no trajeto das linhas. Pedro Moro, diretor-presidente da TIC Trens, afirmou que, se sua empresa vencer a concessão da linha 10-Turquesa, uma das primeiras ações será reativar o serviço 710, que ele considera essencial para a operação da linha.

Futuro da linha 10-Turquesa e da linha 14-Ônix

A TIC Trens não está apenas focada na linha 7-Rubi, mas também demonstrou interesse pela concessão da linha 10-Turquesa, que conecta o ABC Paulista a Guarulhos. Além disso, a empresa tem planos de desenvolver a futura linha 14-Ônix, que promete trazer grandes transformações ao transporte ferroviário da região.

Reação dos passageiros: mudança não está sendo bem recebida

Apesar das garantias da CPTM e das empresas envolvidas de que o tempo de baldeação será reduzido, muitos passageiros estão insatisfeitos com o fim do Serviço 710. As críticas nas redes sociais são frequentes, com usuários questionando o impacto que as novas baldeações terão em seus deslocamentos diários. Para muitos, a necessidade de realizar a transferência nas estações representa um aumento considerável no tempo de viagem, o que pode afetar a rotina de milhares de pessoas. Embora a promessa seja de que o impacto será pequeno, muitos temem que, na prática, a mudança traga mais desconforto do que melhorias.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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