Metrô de São Paulo

Linha 2-Verde avança! Penha ativa, Guarulhos sem data

As obras da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo seguem com frentes ativas e marcos físicos importantes nas estações Penha e Penha de França. A tuneladora Cora Coralina começou a ser remontada no canteiro da estação Penha para retomar a escavação até o Complexo Rapadura. Já na estação Penha de França, pertencente ao futuro trecho até Guarulhos, as escavações do corpo da estação e os poços para rebaixamento do lençol freático avançaram em julho. Apesar disso, o trecho entre Penha e Dutra segue sem data oficial de entrega.

Trecho Penha–Dutra entra nos relatórios com imagens desde maio

O prolongamento da Linha 2-Verde entre a estação Penha e a futura estação Dutra, em Guarulhos, aparece nos relatórios oficiais do Metrô de São Paulo desde maio de 2025, com imagens que documentam o início da terraplenagem e montagem do canteiro de obras na estação Penha de França.

Em junho, as obras continuaram com ampliação da movimentação de solo e preparo do terreno. Já em julho, o canteiro evoluiu para a escavação do corpo da estação e a execução de poços profundos para rebaixamento do lençol freático, conforme imagens técnicas divulgadas no Relatório de Empreendimentos. Essas intervenções representam o início físico da infraestrutura do novo trecho que chegará até Guarulhos.

Tuneladora Cora Coralina é remontada na estação Penha

Enquanto isso, a estação Penha, que integra a fase anterior da expansão (entre Vila Formosa e Penha), recebe a tuneladora Cora Coralina, que equipes do Metrô remontam após desmontá-la no poço Falchi Gianini, localizado na região da Vila Prudente.

O equipamento será usado para escavar no sentido do Complexo Rapadura, visando conectar os túneis com os trechos já executados anteriormente. Ainda não se trata do avanço para o trecho Penha–Guarulhos, mas sim de uma etapa intermediária prevista no cronograma. A desmontagem da tuneladora mobilizou cerca de 35 profissionais e teve início pela roda de corte, com 11,6 metros de diâmetro.

Fases da expansão: o que tem data e o que segue indefinido

O projeto de expansão da Linha 2-Verde está dividido em três grandes fases, com dois trechos com previsão de entrega:

  • Trecho Vila Prudente – Vila Formosa: entrega prevista para 2027
  • Trecho Vila Formosa – Penha: entrega estimada para 2028
  • Trecho Penha – Dutra (Guarulhos): obras iniciadas, mas sem prazo oficial de inauguração

Trajeto até Penha: nova espinha dorsal da Zona Leste

A extensão entre Vila Prudente e Penha contará com oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A nova linha redistribuirá o tráfego da Zona Leste, reduzindo a sobrecarga nas conexões das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 11-Coral, especialmente nas estações Sé, Paraíso e Luz.

Penha–Guarulhos: trecho avança com obras visíveis

O prolongamento até Guarulhos compreende 5,8 km de via operacional, com seis estações planejadas:

  • Penha de França
  • Gabriela Mistral
  • Tiquatira (conexão com as Linhas 12-Safira e 13-Jade)
  • Fernão Dias
  • Ponte Grande
  • Dutra (conexão futura com a Linha 19-Celeste)

O Pátio Paulo Freire, também previsto no projeto, dará suporte à operação e manutenção da frota no novo trecho. Mesmo com as obras já visíveis, o Metrô ainda não divulgou cronograma de entrega para esse prolongamento.

Glossário técnico simplificado

  • Poços profundos: escavações cilíndricas para instalação de bombas que drenam a água subterrânea.
  • Rebaixamento do lençol freático: sistema que mantém o solo seco e estável para as escavações.
  • Tuneladora (tatuzão): máquina que escava e instala revestimento de concreto simultaneamente.
  • Poço Falchi Gianini: estrutura de onde a tuneladora foi desmontada antes de ser enviada à Penha.

Resumo do mês

Em julho, as obras da Linha 2-Verde avançaram fisicamente tanto na estação Penha quanto na Penha de França. Enquanto equipes do Metrô preparam a tuneladora Cora Coralina para retomar a escavação rumo ao Complexo Rapadura, o trecho até Guarulhos também evolui, com progresso técnico evidente na estação Penha de França, que já passa por escavação e drenagem ativa. Apesar disso, o prolongamento até a estação Dutra ainda não tem previsão oficial de inauguração.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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