Linha 2-Verde avança! Penha ativa, Guarulhos sem data

As obras da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo seguem com frentes ativas e marcos físicos importantes nas estações Penha e Penha de França. A tuneladora Cora Coralina começou a ser remontada no canteiro da estação Penha para retomar a escavação até o Complexo Rapadura. Já na estação Penha de França, pertencente ao futuro trecho até Guarulhos, as escavações do corpo da estação e os poços para rebaixamento do lençol freático avançaram em julho. Apesar disso, o trecho entre Penha e Dutra segue sem data oficial de entrega.
Trecho Penha–Dutra entra nos relatórios com imagens desde maio
O prolongamento da Linha 2-Verde entre a estação Penha e a futura estação Dutra, em Guarulhos, aparece nos relatórios oficiais do Metrô de São Paulo desde maio de 2025, com imagens que documentam o início da terraplenagem e montagem do canteiro de obras na estação Penha de França.

Em junho, as obras continuaram com ampliação da movimentação de solo e preparo do terreno. Já em julho, o canteiro evoluiu para a escavação do corpo da estação e a execução de poços profundos para rebaixamento do lençol freático, conforme imagens técnicas divulgadas no Relatório de Empreendimentos. Essas intervenções representam o início físico da infraestrutura do novo trecho que chegará até Guarulhos.
Tuneladora Cora Coralina é remontada na estação Penha

Enquanto isso, a estação Penha, que integra a fase anterior da expansão (entre Vila Formosa e Penha), recebe a tuneladora Cora Coralina, que equipes do Metrô remontam após desmontá-la no poço Falchi Gianini, localizado na região da Vila Prudente.
O equipamento será usado para escavar no sentido do Complexo Rapadura, visando conectar os túneis com os trechos já executados anteriormente. Ainda não se trata do avanço para o trecho Penha–Guarulhos, mas sim de uma etapa intermediária prevista no cronograma. A desmontagem da tuneladora mobilizou cerca de 35 profissionais e teve início pela roda de corte, com 11,6 metros de diâmetro.
Fases da expansão: o que tem data e o que segue indefinido
O projeto de expansão da Linha 2-Verde está dividido em três grandes fases, com dois trechos com previsão de entrega:
- Trecho Vila Prudente – Vila Formosa: entrega prevista para 2027
- Trecho Vila Formosa – Penha: entrega estimada para 2028
- Trecho Penha – Dutra (Guarulhos): obras iniciadas, mas sem prazo oficial de inauguração
Trajeto até Penha: nova espinha dorsal da Zona Leste
A extensão entre Vila Prudente e Penha contará com oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A nova linha redistribuirá o tráfego da Zona Leste, reduzindo a sobrecarga nas conexões das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 11-Coral, especialmente nas estações Sé, Paraíso e Luz.
Penha–Guarulhos: trecho avança com obras visíveis
O prolongamento até Guarulhos compreende 5,8 km de via operacional, com seis estações planejadas:
- Penha de França
- Gabriela Mistral
- Tiquatira (conexão com as Linhas 12-Safira e 13-Jade)
- Fernão Dias
- Ponte Grande
- Dutra (conexão futura com a Linha 19-Celeste)
O Pátio Paulo Freire, também previsto no projeto, dará suporte à operação e manutenção da frota no novo trecho. Mesmo com as obras já visíveis, o Metrô ainda não divulgou cronograma de entrega para esse prolongamento.
Glossário técnico simplificado
- Poços profundos: escavações cilíndricas para instalação de bombas que drenam a água subterrânea.
- Rebaixamento do lençol freático: sistema que mantém o solo seco e estável para as escavações.
- Tuneladora (tatuzão): máquina que escava e instala revestimento de concreto simultaneamente.
- Poço Falchi Gianini: estrutura de onde a tuneladora foi desmontada antes de ser enviada à Penha.
Resumo do mês
Em julho, as obras da Linha 2-Verde avançaram fisicamente tanto na estação Penha quanto na Penha de França. Enquanto equipes do Metrô preparam a tuneladora Cora Coralina para retomar a escavação rumo ao Complexo Rapadura, o trecho até Guarulhos também evolui, com progresso técnico evidente na estação Penha de França, que já passa por escavação e drenagem ativa. Apesar disso, o prolongamento até a estação Dutra ainda não tem previsão oficial de inauguração.