CPTM

A partir de segunda, Linha 11-Coral opera direto até Barra Funda; veja horários e integração

Extensão da Linha 11-Coral começa em 25 de agosto com operação permanente fora dos horários de pico

A partir desta segunda-feira, 25 de agosto, os trens da Linha 11-Coral da CPTM passam a operar de forma permanente até a estação Palmeiras–Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista. A nova operação, válida inicialmente fora dos horários de pico, ocorre das 8h às 15h30 e das 20h até a meia-noite.

Essa ampliação permite uma ligação direta entre Zona Leste e Zona Oeste, eliminando a necessidade de baldeação na estação Luz, um dos pontos de maior fluxo do sistema. Passageiros das regiões de Guaianases, Suzano e Mogi das Cruzes ganham agora uma rota direta para acessar bairros como Barra Funda, Lapa, Osasco e até mesmo o Aeroporto de Guarulhos.

Palmeiras–Barra Funda se torna o maior centro de integração da CPTM

Com a chegada da Linha 11-Coral, a estação Palmeiras–Barra Funda passa a oferecer integração com seis linhas metropolitanas, consolidando-se como um dos principais eixos de mobilidade urbana de São Paulo:

  • Linha 3–Vermelha (Metrô): ligação com o centro e Itaquera;
  • Linha 7–Rubi (CPTM): acesso a Francisco Morato e Jundiaí;
  • Linha 8–Diamante (ViaMobilidade): trajeto até Osasco, Barueri e Itapevi;
  • Linha 10–Turquesa (CPTM): com novo terminal na Barra Funda;
  • Linha 13–Jade (Expresso Aeroporto): ligação direta com o Aeroporto Internacional de Guarulhos;
  • Linha 11–Coral (CPTM): agora com extensão até a Zona Oeste.

Essa nova configuração reduz a pressão sobre os pontos tradicionais de transferência, como Luz e Brás, e melhora a fluidez de trajetos intermunicipais.

Operação monitorada em horários de vale

A CPTM informa que essa operação durante os horários de vale servirá como base para avaliar o desempenho do novo trajeto. A expectativa é que, após análise dos dados de uso e fluxo, a circulação direta da Linha 11-Coral possa ser expandida futuramente para os horários de pico.

Durante o período atual, os trens realizam o percurso completo sem necessidade de troca, melhorando significativamente a experiência de quem sai da Zona Leste com destino à Zona Oeste da capital.

Trem da CPTM fabricante CAF passando pela estação PALMEIRAS BARRA FUNDA
Foto: Ailton Donato/Mobilidade360

Fim do Serviço 710 e nova organização das linhas

A extensão da Linha 11-Coral também faz parte da reestruturação da malha ferroviária da CPTM. A partir do dia 28 de agosto, será encerrado o Serviço 710, que atualmente conecta diretamente as linhas 7–Rubi e 10–Turquesa. Com o fim da operação conjunta, ambas passam a funcionar separadamente, mas com terminais unificados em Palmeiras–Barra Funda. As plataformas serão integradas para facilitar a baldeação entre as linhas.

Nesse novo cenário, a Linha 11-Coral passa a ser uma das alternativas mais eficazes para quem precisa acessar os ramais 7, 10 ou 13, reduzindo a sobrecarga nos eixos centrais.

O que muda com a extensão da Linha 11-Coral:

  • Operação permanente até Palmeiras–Barra Funda, nos horários de vale (8h–15h30 e 20h–0h);
  • Ligação direta da Zona Leste à Zona Oeste, sem necessidade de baldeação na estação Luz;
  • Integração ampliada com cinco linhas: 3-Vermelha, 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa e 13-Jade (Expresso Aeroporto);
  • Encerramento do Serviço 710 em 28 de agosto, com reorganização das linhas 7 e 10.

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Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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