Metrô de São Paulo

Metrô SP publica contrato de validadores na Linha 17-Ouro

A publicação do contrato com a empresa Autopass S.A. no site oficial do Metrô sinaliza que a inauguração da Linha 17-Ouro está próxima.

O Metrô de São Paulo publicou recentemente, em seu site oficial, o contrato com a empresa Autopass S.A. para a implantação de validadores de bilhetagem nas estações da Linha 17-Ouro, que está prevista para iniciar a operação assistida em março de 2026. A operação assistida será inicial, com horário reduzido e funcionando apenas aos fins de semana. A operação plena está programada para o terceiro trimestre de 2026, entre agosto e outubro.

- Publicidade -

Detalhes do contrato

O contrato firmado entre o Metrô de São Paulo e a Autopass S.A. destina-se à implantação de validadores de bilhetagem nas estações da Linha 17-Ouro, com um investimento de R$ 1.721.723,18. O sistema de bilhetagem será completamente novo, utilizando cartões e bilhetes com chip inteligente, substituindo os métodos de bilhetagem convencionais.

A empresa entregará os equipamentos em até 90 dias após a emissão da Ordem de Serviço. Depois, realizará a instalação e concluirá os testes dentro de 30 dias adicionais.

Equipamentos e execução

Os validadores de bilhetagem a serem instalados são do modelo Autopass T90, amplamente utilizado em outros sistemas de transporte público. Esses validadores serão responsáveis pela entrada e saída dos passageiros nas estações da linha. O contrato também inclui a entrega de validadores sobressalentes e a implementação de um sistema de monitoramento automático (SAM) para garantir o bom funcionamento dos equipamentos.

- Publicidade -

Cronograma e prazos

A Autopass S.A. garantirá que todos os validadores atendam aos padrões técnicos exigidos pelo Metrô de São Paulo. Após a entrega dos equipamentos, iniciará a instalação e os testes, e aceitará definitivamente os validadores após verificar sua funcionalidade.

Expectativas para a Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e oito estações. Ela conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda. Também integrará a Linha 5-Lilás na Estação Campo Belo. A linha pode transportar 100 mil passageiros por dia. Ela foi projetada para oferecer uma alternativa de transporte entre o aeroporto e a Zona Sul de São Paulo. Assim, a linha melhorará a mobilidade urbana na região.

Conclusão

A publicação do contrato para a implantação dos validadores nas estações da Linha 17-Ouro confirma o avanço do projeto, que segue dentro do cronograma. A previsão de operação assistida para março de 2026 e a operação plena no terceiro trimestre de 2026 indicam que a linha entrará em funcionamento conforme os prazos estabelecidos, com a implantação do novo sistema de bilhetagem sendo uma das etapas chave do projeto.

- Publicidade -

Veja também:

Botão para Comentários

- Publicidade -

Mostrar mais

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Para acessar o conteúdo, precisamos da sua ajuda!

Não cobramos para disponibilizar informações, mas a única forma de manter nosso site ativo e arcar com os custos é através dos anúncios exibidos em nossa página. Para continuar acessando o conteúdo, por favor, desative o bloqueador de anúncios.