VLT no Valongo: aditivo milionário promete acelerar obras

O Governo de São Paulo tomou uma decisão fundamental para acelerar as obras do VLT na Baixada Santista. Para isso, a gestão estadual autorizou a liberação de um crédito suplementar de R$ 127,1 milhões. Esse valor faz parte de um aditivo contratual que vai viabilizar a conclusão da tão aguardada segunda linha.
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Graças a este investimento, o novo trecho ligará a Avenida Conselheiro Nébias ao Terminal Valongo, em Santos. Com base nesse avanço, o próprio Governo confirmou a nova previsão de entrega da obra: dezembro de 2026.
Novo cronograma e investimento
O Governo de São Paulo direcionará o recurso para a Secretaria de Parceria e Investimentos (SPI). Em seguida, a própria secretaria repassará o valor diretamente para a concessionária BR Mobilidade. Essa transferência acontece porque as partes firmaram um aditivo contratual ainda maior, de R$ 395 milhões, que garante a finalização completa do projeto.
Graças a esse investimento, a BR Mobilidade começará o transporte de passageiros no novo trecho até o final de 2026. Portanto, este novo cronograma atualiza a previsão inicial, que antes apontava para o primeiro semestre de 2025.
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Detalhes do trecho 2
Embora as obras civis do segundo trecho já estejam concluídas, o aditivo contratual permitirá que a BR Mobilidade execute etapas essenciais restantes. Estas incluem a instalação dos sistemas de energia, telecomunicação, sinalização semafórica, combate a incêndios e a implementação de rede wi-fi nas estações.
O novo trecho possui 8 km de extensão e contará com 12 estações, projetado para atender cerca de 35 mil passageiros por dia, representando um avanço significativo para a mobilidade urbana na Baixada Santista.
Expansão futura: A terceira linha
Além da aceleração da segunda fase, o projeto do VLT prevê uma terceira linha, que ligará a área insular à área continental de São Vicente. Este futuro trecho terá 7,5 km de extensão e 4 estações, com o potencial de beneficiar diretamente mais de 150 mil moradores da região.
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Ao ser totalmente concluído, o sistema VLT da Baixada Santista contará com 27 km de linhas integradas e 31 estações, consolidando-se como um modal de transporte fundamental para o litoral de São Paulo.
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