SP: 6 linhas de trem e metrô mudam operação no fim de semana
Com serviços de modernização e manutenção programados, passageiros devem estar atentos a mudanças na operação, lentidão e fechamento de estações entre sábado (27) e domingo (28).

O fim de semana dos dias 27 e 28 de setembro exigirá atenção redobrada dos usuários do transporte sobre trilhos na Grande São Paulo. Em uma ação coordenada para a modernização da infraestrutura e garantia da segurança operacional, a CPTM, o Metrô e a ViaMobilidade realizarão obras simultâneas que impactarão a circulação em seis linhas. As alterações incluem desde o aumento no intervalo entre os trens até a interdição completa de um trecho, exigindo que os passageiros planejem suas viagens com antecedência.
- Publicidade -
Metrô: Linha 15-Prata será totalmente interditada
O maior impacto será na Linha 15-Prata (monotrilho), essencial para a Zona Leste. Devido a obras de melhoria na via, todas as estações, de Vila Prudente a Jardim Colonial, ficarão fechadas a partir das 17h de sábado (27) e durante todo o domingo (28). Para minimizar os transtornos, a operação será suprida por ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que percorrerão todo o trajeto da linha. A recomendação é que os usuários considerem um tempo de viagem significativamente maior neste trecho.
ViaMobilidade: Foco na manutenção das linhas 8 e 9
A concessionária ViaMobilidade concentrará seus esforços de manutenção nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, resultando em maior tempo de espera para os passageiros.
- Linha 8-Diamante: No domingo, a circulação de trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi ocorrerá com um intervalo médio de 19 minutos durante todo o horário de funcionamento, das 4h à meia-noite.
- Na Linha 9-Esmeralda, a ViaMobilidade também ajustará a operação no domingo. Inicialmente, os trens circularão com intervalos de 15 minutos entre 4h e 17h. Em seguida, a partir das 17h, a concessionária reduzirá o tempo de espera para 10 minutos até o fim da operação. Além disso, os passageiros devem ficar atentos, pois o trecho entre as estações Socorro e Granja Julieta estará interditado. Para suprir a demanda, ônibus gratuitos do sistema PAESE atenderão os usuários nesse percurso durante todo o dia.
CPTM: Obras de sinalização e trilhos afetam 3 linhas
A CPTM realizará uma série de intervenções para substituição de trilhos e modernização de equipamentos de sinalização, impactando três de suas linhas no domingo (28).
- Publicidade -
- Linha 7-Rubi: Entre 8h e 18h, os trens que seguem em direção a Jundiaí não realizarão parada na Estação Água Branca. Passageiros com destino a essa estação deverão desembarcar na Estação Lapa e retornar. Já quem precisa embarcar em Água Branca sentido Jundiaí, terá que pegar o trem sentido Rio Grande da Serra, desembarcar em Palmeiras-Barra Funda e trocar de plataforma.
- Linha 10-Turquesa: Das 8h às 17h, a linha terá seu trajeto encurtado, operando apenas entre as estações Rio Grande da Serra e Luz. O trecho entre Luz e Palmeiras-Barra Funda não será atendido. A CPTM orienta que os passageiros utilizem a Linha 11-Coral para fazer a conexão.
- Linha 11-Coral: A operação ocorrerá com mudanças de plataforma em trechos específicos. Entre 4h e 12h, as estações Jundiapeba, Suzano e Calmon Viana terão embarque e desembarque realizados por uma única plataforma. Das 13h às 18h, a alteração será na Estação Suzano.
As empresas reforçam a importância de consultar os canais oficiais de atendimento, como aplicativos e sites, para verificar a situação da operação em tempo real antes de iniciar a viagem.
Veja também:
- Obras da Linha 19-Celeste: Ligação SP-Guarulhos terá 3 tatuzões
- Futuro da CPTM: nova lei pode salvar empregos na estatal?
- Linha 6: Deputado quer mudar nome da Estação Brasilândia