Autopass se torna a 4ª maior empresa de bilhetagem do mundo

A Autopass é a maior empresa de bilhetagem eletrônica do Brasil e, recentemente, alcançou um novo patamar. Agora, ela é a 4ª maior companhia do setor no mundo, consolidando de vez sua relevância no cenário global. De fato, projetos de grande escala impulsionaram este marco. Um exemplo notável é a implementação do sistema Jaé no Rio de Janeiro. Como resultado, a plataforma já processa impressionantes 2,8 milhões de transações diárias.
- Publicidade -
Com operações em 53 municípios, a empresa realiza mais de 4,5 milhões de transações por dia em todo o país. Segundo o CEO da Autopass, Bruno Berezin, o reconhecimento global aumenta a responsabilidade de traduzir essa relevância em resultados práticos para o Brasil, com foco em tecnologia e experiência do passageiro.
Jaé no Rio: Um Case de Sucesso Global
Um dos principais vetores do crescimento da Autopass é o Jaé, sistema de bilhetagem do Rio de Janeiro baseado em Account Based Ticketing (ABT). Nesta tecnologia, o saldo fica armazenado em uma conta digital, e não no cartão físico.
Os resultados no Rio já são expressivos:
- Publicidade -
- O sistema representa 85% das passagens do transporte urbano da cidade.
- 55% da população carioca está cadastrada, com 4 milhões de downloads do aplicativo.
- 29% das viagens já são realizadas via QR Code, com quase 1 milhão de usuários diários.
- Foram instalados quase 10 mil validadores em ônibus, vans, BRT, VLT e metrô.
“O Rio tem se tornado uma referência mundial em ABT, tanto pela escala quanto pela complexidade da integração entre todos os modais, em tempo real”, afirma Leonardo Ceragioli, Presidente do Jaé.
Tecnologia a Serviço do Passageiro e da Gestão
A Autopass bilhetagem tem investido para diversificar as formas de pagamento, incluindo PIX, QR Code, cartões bancários, WhatsApp e carteiras digitais como Google Wallet.
Na operação, a empresa utiliza o Command Center para monitorar mais de 300 mil indicadores em tempo real, garantindo a previsibilidade do sistema. Além disso, gerencia R$1,5 bilhão anuais em vendas de vale-transporte, fornecendo dados que auxiliam gestores públicos no planejamento de rotas e investimentos.
- Publicidade -
Expansão Nacional no Horizonte
Após consolidar sua presença nas principais regiões metropolitanas, a Autopass planeja expandir suas operações para a região Norte, fortalecendo sua estratégia de oferecer sistemas digitais e integrados em todo o território nacional. “Nosso papel é tornar o transporte coletivo mais acessível, previsível e eficiente”, conclui o CEO da empresa.
Veja também:
Teleférico na Brasilândia: Quando a mesma ideia vira genial, desde que não seja do adversário
Transporte Executivo vs. Frota Própria: Qual a melhor opção para Empresas?Mobilidade Urbana em Osasco: um panorama completo do transporte público e infraestrutura Viária