Linha 2-Verde: Veja o avanço no trecho principal e obras para Guarulhos

Dando sequência ao acompanhamento mensal das obras da Linha 2-Verde, o relatório de empreendimentos do Metrô, referente a agosto de 2025, detalha os passos cruciais da expansão na Zona Leste. O grande destaque do documento é a montagem da tuneladora “Cora Coralina” na Estação Penha para sua missão final: escavar no sentido contrário, em direção ao Complexo Rapadura, e concluir todo o túnel do trecho Vila Prudente-Penha.
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Paralelamente, o projeto de levar o metrô a Guarulhos avança, com as primeiras escavações registradas na futura Estação Penha de França.
Tatuzão na Penha: A etapa final da primeira fase
Como noticiado, a tuneladora concluiu sua primeira jornada de escavação desde o Complexo Rapadura até o poço VSE Falchi Gianini. O relatório de agosto confirmou o que se seguiu: após a desmontagem, suas peças foram transportadas e a “Montagem da tuneladora na estação Penha” foi iniciada.
Com a remontagem em andamento, a tuneladora se prepara para iniciar a escavação do trecho restante, passando pelas futuras estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel, até se conectar com o túnel já existente no Complexo Rapadura. Essa manobra é essencial para completar 100% da escavação do túnel principal nesta fase da expansão.
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Guarulhos: Do papel à realidade em poucos meses
O prolongamento da Linha 2-Verde entre a estação Penha e a futura estação Dutra, em Guarulhos, é um desenvolvimento recente nos relatórios oficiais do Metrô de São Paulo. A primeira menção surgiu em maio de 2025, com imagens documentando o início da terraplenagem e montagem do canteiro na estação Penha de França. Em junho, as obras continuaram com a ampliação da movimentação de solo. Já em julho, o canteiro evoluiu para a escavação do corpo da estação e a execução de poços profundos para rebaixamento do lençol freático.
O relatório de agosto agora confirma a continuidade desses trabalhos, que representam a consolidação da infraestrutura do novo trecho. As frentes de obra ativas incluem a escavação do poço do corpo da estação e a aplicação de jet grouting para estabilização do solo.
Atualização das demais estações (trecho Vila Prudente – Penha)
O relatório de agosto também fornece um panorama detalhado do avanço em outras frentes de obra:
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- Estação Orfanato: Frentes de trabalho ativas na execução da laje de fundo, impermeabilização e no revestimento secundário do túnel de via.
- Estação Anália Franco: Foco na execução da laje de fundo e nas estruturas de concreto do corpo da estação.
- Estação Vila Formosa: Destaque para os trabalhos no revestimento secundário do túnel da estação.
- Complexo Rapadura: As atividades se concentram na impermeabilização e no revestimento secundário do túnel do corpo da estação.
- Outras estações: As estações Santa Clara, Guilherme Giorgi e Aricanduva também avançam na construção das estruturas de concreto de seus corpos principais.
Glossário técnico simplificado:
- Estruturas de concreto: Refere-se à construção do “esqueleto” da estação, como as paredes, pilares e lajes dos diferentes andares.
- Jet Grouting: Técnica que injeta uma mistura de cimento no solo para aumentar sua resistência e estabilidade antes da escavação.
- Laje de Fundo: É a primeira grande laje de concreto que forma a fundação e o piso mais profundo de uma estação ou poço.
- Rebaixamento do lençol freático: Processo de bombeamento para retirar temporariamente a água do subsolo, permitindo a escavação a seco e com segurança.
- Revestimento Secundário: A camada final e aparente de concreto que molda o interior de um túnel, dando o acabamento liso e definitivo.
- Poço de Estação: A escavação vertical e profunda que serve como ponto de partida para a construção da estação subterrânea.
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