Trilhos

Turistas já representam 40% dos pagamentos por aproximação com Visa no MetrôRio

Levantamento mostra que tecnologia NFC se consolidou como ferramenta essencial para visitantes na cidade; grandes eventos como Carnaval e shows impulsionam o uso.

O pagamento por aproximação se consolidou como uma ferramenta fundamental para turistas que utilizam o transporte público no Rio de Janeiro. Um levantamento da Visa revelou que quatro em cada dez viagens pagas com a tecnologia NFC (Near Field Communication) nos cartões da bandeira no MetrôRio foram realizadas por visitantes, entre maio de 2024 e maio de 2025.

A facilidade de não precisar comprar um bilhete específico ou manusear dinheiro atrai especialmente os turistas durante grandes eventos. Prova disso é que, segundo os dados, os picos de uso da tecnologia aconteceram justamente em momentos de alta visitação na cidade. Por exemplo, os maiores volumes de transações ocorreram durante o Carnaval, em março, e também em abril de 2025, mês que teve o show da cantora Lady Gaga em Copacabana.

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Norte-americanos lideram uso entre estrangeiros

Analisando o perfil dos turistas internacionais, os dados mostram que os norte-americanos lideram o ranking de uso da tecnologia. Em seguida, aparecem os visitantes da Argentina, França, Chile e Alemanha.

No total, os dez principais países de origem são responsáveis por 75% de todas as transações feitas por estrangeiros no sistema. Além dos já citados, esse grupo também inclui turistas do Reino Unido, Portugal, Espanha, Peru e Canadá.

Como funciona o pagamento por aproximação

Disponível nas 41 estações do MetrôRio desde 2019, o sistema, que foi pioneiro na América Latina, permite que qualquer passageiro utilize seu cartão de crédito ou débito habilitado com a tecnologia NFC. Para embarcar, basta aproximar o cartão, celular, relógio ou pulseira de pagamento diretamente no validador da catraca.

O sistema debita o valor da passagem diretamente na fatura do cartão ou na conta corrente do passageiro. Além disso, é importante destacar que não há a cobrança de nenhuma taxa adicional por essa conveniência. Com isso, o processo garante muito mais agilidade e fluidez para todos no momento do embarque.

Aílton Donato

Profissional de marketing digital, apaixonado por mobilidade urbana, especialmente trilhos e ônibus. Usuário do transporte público sempre que é a melhor opção, evitando o estresse do trânsito. Também atua como Técnico em Edificações, unindo experiência em infraestrutura e deslocamento urbano.

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